Criatividade e planejamento permitem a conquista de nova carga

MRS desenvolve solução multimodal para transporte de calcário entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro

Na planta da CSN em Volta Redonda são consumidos grandes volumes de calcário na produção siderúrgica, calcário que é gerado pela CSN Cimentos no município de Arcos, em Minas Gerais. O transporte do insumo entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro é uma operação essencial para a empresa e o cliente estava percebendo a necessidade de buscar novos parceiros para essa operação, dado a demanda excedente em relação à capacidade dos modais e fornecedores que atendem atualmente a CSN, nesta região fora da área de concessão MRS. Dessa forma, a MRS teve a oportunidade de apresentar uma solução multimodal competitiva ao volume solicitado.

A empresa desenvolveu uma operação multimodal que inclui a movimentação da carga de Arcos até o Pátio Ferroviário de Joaquim Murtinho, em Congonhas (MG), por meio do modal rodoviário. De Murtinho, o calcário segue pela ferrovia MRS até Volta Redonda. A operação teste foi realizada no final do primeiro semestre e foi bem-sucedida. O transporte foi incorporado ao planejamento da MRS em julho.

A área de Soluções Multimodais procurou alternativas que fossem comercial e operacionalmente adequadas para o cliente e para a MRS. As opções desenhadas para este atendimento foram via terminal de Itutinga (Link), que passará por adaptações para recebimento do produto a partir de setembro, e em Joaquim Murtinho (SCOF) para início de imediato.

“A solução por Murtinho atendeu à necessidade de urgência do cliente, que precisava ter o transporte do volume excedente do calcário operando de imediato. Os testes foram realizados e correu conforme previsto efetivando a operação já a partir de julho”, explica o especialista de Logística e Soluções Intermodais, Leonardo Sena.

A equipe da área Comercial que têm contato direto com o cliente também confirma a boa avaliação da operação.

“A oportunidade exigia o desenho rápido de uma solução logística completa e competitiva e as equipes da MRS conseguiram entregar este resultado. Esta captação de nova oportunidade de negócio reforça a mensagem de que a MRS também oferece alternativas logísticas fora de sua área original de concessão”, afirma Gustavo Guimarães, analista Comercial da MRS.

Por MRS