Está oficialmente inaugurado o Complexo Intermodal Pederneiras
Evento contou com a participação de executivos da MRS, Bracell e Grennbrier Maxxion, além de representantes da prefeitura local
Na quinta-feira, dia 7/10, executivos da MRS e da Bracell e da Greenbrier Maxion estiveram reunidos no mais novo complexo intermodal do país, em Pederneiras (SP), para o evento de inauguração do terminal ferroviário dedicado ao transporte de celulose. O investimento total, tanto no ramal ferroviário quanto no terminal, foi de R$ 58,5 milhões.
Este é mais um projeto robusto da MRS com foco no aumento do transporte de Carga Geral pela ferrovia, estratégia bastante clara para o presente e para os próximos anos e reforçada pelo presidente Guilherme Segalla de Mello em seu discurso.
“Estamos nos preparando para um novo ciclo de investimentos no modal ferroviário do país para que cargas como a celulose, produzida pela Bracell, contem com logística sustentável e segura que a MRS oferece. O Brasil tem que investir em logística, se não, não vamos ser competitivos. O Custo-Brasil existe e, se a gente não atuar para ter a multimodalidade eficiente, não vamos conseguir competir mundialmente”, destacou o presidente da MRS Logística.
A celulose a ser escoada na operação deste terminal é produzida pela Bracell em Lençóis Paulista (SP). O terminal possui um armazém de quase 10 mil m2 para recepção, estocagem, manuseio e expedição da carga, que será transportada pelos trens operados pela MRS até o Porto de Santos.
“Na Bracell, nós trabalhamos sempre com os 5 Cs. Os quatro primeiros são comunidade (community), país (country), clima (climate) e cliente (costumer) e não se preocupe com o quinto C, que é a companhia (company), pois se está tudo certo com os quatro primeiros Cs, a companhia automaticamente é beneficiada. E, para mim, o projeto intermodal de Pederneiras é um verdadeiro exemplo destes cinco Cs”, pontuou o CEO da Bracell, Anderson Tanoto. “O projeto foi feito em tempo recorde, 7 meses, no meio de uma pandemia. Nós não sabíamos se conseguiríamos, mas o que eu gosto em uma parceria é que quando as pessoas sonham, nosso sonho é construído. Este é o começo de uma parceria de longo prazo e estou muito empolgado para trabalharmos pelos próximos anos e fazermos desse projeto algo cada vez melhor”, concluiu.
A agenda do dia foi composta, primeiramente, por uma visita à fábrica da Bracell, na qual todo o processo de produção da celulose foi apresentado para executivos da MRS. Em seguida, a comitiva foi para o terminal, onde havia um trem formado por uma locomotiva pintada com a identidade do processo de renovação da concessão da MRS e vagões da Bracell carregados com celulose. Os participantes também puderam conhecer o interior da cabine da locomotiva.
MATERIAL RODANTE
O projeto envolveu, também, o desenvolvimento e a produção de um novo modelo de vagão, o total sider tipo FTT, adequados ao transporte da celulose. Para este desafio, a empresa Greenbrier Maxion apresentou soluções inovadoras, como: melhorias no formato de abertura e fechamento, redução da tara do vagão, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, além de melhor ergonomia na operação e estanqueidade, evitando perda da carga com entrada de água durante o período de chuvas.
“A MRS e a Bracell acreditaram na equipe de engenharia da Greenbrier Maxion e inovamos mais uma vez, desenvolvendo vagões que trazem tecnologia embarcada, proporcionando eficiência, segurança e a sustentabilidade do negócio”, destacou Eduardo Scolari, presidente da Greenbrier Maxion.
DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO
O complexo fica em uma área de 448 mil m² e foi construído um pátio ferroviário com quase 6 km de linhas, novos acessos rodoviários e uma extensão da estrada municipal. O funcionamento será nos sete dias da semana, 24 horas por dia.
“É um sonho para a nossa região ter a Bracell aqui e agradeço por acreditarem no Brasil e na nossa região. Sobre a MRS, tenho orgulho de dizer que um terço da produção do país passa por esses trilhos e que uma parte passa por aqui, por Pederneiras. É uma empresa sólida, que vem crescendo e que, aqui na nossa cidade, já vem gerando empregos e recursos para o município. Esse é só o começo de uma história vislumbrada e que vai crescer muito”, pontuou a prefeita de Pederneiras, Ivana Camarinha.