29.10.2021 às 22:32

Plano de Investimentos da renovação antecipada da concessão da MRS é encaminhado ao TCU

Obras relacionadas à renovação da concessão da MRS representam investimentos estimados em quase R$ 10 bilhões. Documento foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU)

O Plano de Investimentos da MRS para a renovação antecipada do contrato de concessão da companhia foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), após a validação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério da Infraestrutura (MInfra). O Tribunal de Contas da União é a última instância de análise do documento. A renovação da concessão da MRS Logística representará, ao todo, investimentos da ordem de R$ 31 bilhões ao longo dos próximos anos.

Esse valor é composto pela outorga da concessão, que será convertida em investimentos (R$ 9,7 bilhões) somado a mais R$ 21,3 bilhões a serem investidos na manutenção e expansão das atividades da MRS, considerada uma das melhores ferrovias de carga do mundo, nos próximos 30 anos. O TCU será a última instância antes da assinatura do novo contrato. A renovação permitirá a realização de investimentos estruturantes para a logística nacional, além da continuidade do trabalho iniciado pela empresa há 25 anos.

Modelo inovador: outorga se torna investimento direto

A modelagem das renovações das concessões ferroviárias é inovadora e permite que o valor da outorga possa ser investido diretamente em projetos e iniciativas aprovadas como políticas públicas para a infraestrutura do país. Dessa forma, obras essenciais como a segregação entre linhas para trens de carga e de passageiros na região metropolitana de São Paulo, a interligação da Região Sudeste pela construção de quatro novos Polos, além de várias obras para a mitigação de conflitos urbanos entre a ferrovia e os principais centros urbanos serão executados pela própria MRS.

O Plano de Investimentos da MRS foi construído em conjunto com o MInfra e ANTT e é baseado em três pilares: expansão de capacidade e atendimento aos parâmetros de desempenho, investimentos estruturantes de interesse público e obras para minimizar os conflitos urbanos. A renovação antecipada da concessão da MRS tem como principal premissa a ampliação da Carga Geral transportada pela ferrovia. Com a renovação da concessão, a MRS deve duplicar o volume de Carga Geral transportada em sua malha, contribuindo para que o modal ferroviário saia dos atuais 15% para cerca de 40% ao longo dos próximos 10 anos.

“A MRS vem se preparando, há muito tempo, para este momento. Construímos um robusto Plano de Investimentos, que vai contribuir de forma decisiva para a ampliação da participação da ferrovia na matriz logística brasileira. A MRS já é uma das ferrovias com maior produtividade e eficiência do mundo. Com os investimentos previstos na nossa renovação vamos elevar ainda mais o nível da nossa excelência, entregando logística de 1º mundo para os nossos clientes e, por consequência, reduzindo o custo Brasil”, afirma o presidente da MRS Logística, Guilherme Mello.

Principais projetos

Com a renovação antecipada de sua concessão, a MRS prevê uma série de iniciativas. Os projetos vão mudar, de forma significativa, o perfil da logística nacional. Abaixo, estão listados os principais compromissos assumidos pela MRS com a renovação:

. Segregação das linhas para cargas e para passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, ampliando a capacidade de ambos os sistemas. Isto também garantirá faixa de domínio para a construção do Trem Intercidades, projeto capitaneado pelo Governo do estado de SP em parceria com o MInfra;

. Construção de quatro polos intermodais integradores da Região Sudeste. Os polos serão na cidade de São Paulo (Mooca e Lapa), Igarapé (MG) e Queimados (RJ);

. Ampliar em mais de 100% a capacidade dos acessos ferroviários ao Porto de Santos (margem direita e esquerda), garantindo capacidade não só para os trens MRS, mas também para outras ferrovias que acessam o cais santista;

. Ampliação dos acessos ferroviários ao Porto do Rio;

. Investimentos em viadutos, passarelas, vedações (muros de segurança), passagens em nível, direcionadores de fluxo e soluções extraordinárias para melhorar a segurança e reduzir as interferências entre a cidade e a ferrovia nas comunidades;

. Aquisição de novas locomotivas e vagões para atender ao aumento da demanda;

. Compra de equipamentos para a manutenção da via férrea;

. Ampliação de pátios ferroviários nos três estados onde a MRS atua.

Por MRS