MRS inaugura ecoponto em Juiz de Fora
O espaço foi construído em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora e busca reduzir descarte irregular de lixo na ferrovia
No começo de dezembro, foi inaugurado o “Ecoponto – Ponto de Coleta”, construído por meio do Termo de Colaboração celebrado entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a MRS. O espaço é um ponto de coleta de resíduo da construção civil, verdes (poda), volumosos (móveis e madeira) e recicláveis, além de alguns resíduos da logística reversa. Um de seus objetivos é reduzir o descarte irregular de lixo na faixa de domínio. O ecoponto está em área da ferrovia no bairro Barbosa Lage, na Zona Norte de Juiz de Fora, em parceria com o Demlurb.
A cerimônia de inauguração teve a presença da prefeita Margarida Salomão, convidada a realizar o plantio de duas das mudas de árvores, e também de representantes do Demlurb. O novo equipamento público atenderá a uma das recomendações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que prevê a instalação de 16 pontos de coleta no município.
Funcionamento
Qualquer pessoa pode entregar resíduos no ecoponto gratuitamente, respeitando o limite de 1m³ (um metro cúbico) ensacados por dia, o que equivale a mil litros. A localização no Bairro Barbosa Lage beneficiará, principalmente, moradores das regiões Centro-Oeste e Norte de Juiz de Fora que, até então, precisavam se deslocar até um dos dois ecopontos existentes na cidade, nos bairros Aeroporto e Bom Jardim, para fazerem o descarte regular de resíduos.
Toda a obra do espaço foi executada pela MRS, seguindo o previsto no Termo de Colaboração. O Demlurb será responsável por toda gestão do ecoponto, garantindo a mão de obra, além de realizar a interface necessária com a Associação Lixo Certo (Alicer), envolvida no projeto. Os membros da Alicer vão poder gerar renda por meio do material reciclável que for descartado.