Uma marca e tanto: mil dias sem acidente pessoal 

Ter uma atividade concluída com índice zero de acidente é sempre uma conquista a ser celebrada, não pelo número em si, mas pela segurança das pessoas envolvidas no trabalho. O que dizer, então, de várias atividades concluídas, dia após dia, sem registro de acidente pessoal? A equipe da Gerência Geral de Infraestrutura atingiu, neste mês de janeiro, a marca de mil dias sem acidente pessoal.

“Nosso maior objetivo é garantir, aos mais de mil colaboradores, que suas funções sejam realizadas de forma segura e saudável. Sabemos que o cotidiano no ramo da construção é marcado por uma série de perigos e um dos setores com mais índices de acidentes de trabalho no Brasil. Porém, com um trabalho de prevenção baseado em compreender a fundo o ambiente das obras,  plano de gestão e cultura positiva de segurança, avançaremos nesta marca cada vez mais”, pontua o gerente geral de Infraestrutura, Vagner Emanuel.

A atividade desempenhada pelo time, majoritariamente em campo, possui, por sua própria natureza, riscos que precisam ser tratados. Além disso, há fatores agravantes que podem tornar o desafio ainda maior, por exemplo, o cenário de pandemia, por conta das restrições impostas, e as fortes chuvas registradas em Minas Gerais no início do mês, que demandam atuação urgente e intensificada. Para o fiscal técnico em Segurança do Trabalho Carlos Carvalho, os procedimentos e as medidas de controle são fundamentais.

“Chegamos à conquista de mil dias de forma árdua, afinal, são cenários diferentes, com potencial de perigo considerável alto. Mas, com nossas medidas de controle, conseguimos neutralizar os riscos de forma a contribuir com os baixos índices de incidentes. Ao analisarmos os incidentes, neutralizamos os acidentes e, desta forma, obtivemos e obteremos êxito de mais um memorável índice de mil dias! A vitória é nossa, não podemos abrir a guarda para não haver surpresas. Planejamento e prevenção são aliados importantes”, complementa.

Veja alguns dos fatores determinantes para a conquista:

  •  Disseminação, aplicação e acompanhamento das diretrizes organizacionais de segurança da MRS;
  • Liderança engajada no acompanhamento diário das atividades, por meio dos técnicos em Segurança do Trabalho, fiscais de obras e especialistas;
  • Técnicos e fiscais dedicados às inspeções, transmitindo orientações de segurança em todas as regiões com obras e serviços de infraestrutura;
  • Ferramentas de comunicação, como workshops de segurança, informativos e divulgação de Regras da Semana e das ocorrências, para garantir alinhamento dos times MRS e de terceirizados;
  • Programas como o “Frente de Serviço Modelo”, que tem por objetivo atender aos aspectos de saúde, segurança, meio ambiente, desempenho e qualidade na frente de serviço, e o “10 Pilares de Segurança”, que aponta ações e atitudes que sustentam e dão estabilidade à segurança dos colaboradores;
  • Planos de ação traçados para acompanhar os desvios de segurança encontrados durante as inspeções;
  • Compartilhamento de boas práticas entre as empresas parceiras;
  • Além do cumprimento dos procedimentos implantados e da execução das atividades com segurança por parte dos colaboradores.

 

O especialista em Segurança do Trabalho Leonardo Damasceno destaca o trabalho em equipe e o compromisso do time com a segurança de cada um durante o trabalho como fatores decisivos para a conquista.

“Mesmo diante de todos os desafios impostos pelas atividades de alta criticidade, a equipe de Infra não mede esforços para desenvolver e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Sabemos que, mesmo com as ações preventivas, implementadas pela equipe de fiscalização Diefra e pela Gerência de Eficiência de Infraestrutura, os principais agentes desta conquista são os colaboradores, sejam MRS ou de empresas parceiras, que seguem rigorosamente os procedimentos e executam suas atividades com segurança. Outro fator de extrema importância para a conquista é o engajamento da liderança, que tem a segurança como um valor. Agora estamos diante de um novo desafio, vamos manter o foco em segurança, pois um feito importante como este é construído diariamente, com a dedicação de cada um em seu setor”, reforça Damasceno.

 

 

 

 

 

 

| Publicado em 28.1.2022

Por MRS