Companhia forma sua Comissão de Diversidade
Formada por representantes nomeados de diferentes áreas, a Comissão de Diversidade propõe ações para tornar a companhia mais inclusiva
A Comissão de Diversidade foi criada em 2021, resultado das ações de valorização da diversidade na empresa para estimular uma cultura inclusiva e assegurar o respeito a todos os colaboradores. A comissão tem como referência o Código de Conduta Ética, as práticas de ESG e a Diretriz Organizacional de Diversidade e Não Discriminação.
“A comissão contribui para o âmbito social da sustentabilidade e é constituída por representantes de áreas distintas, porém prioriza a participação de pessoas com deficiências, diferentes identidade de gênero, etnias, diversidade etária, orientação sexual, entre outros. Ao total são 20 colaboradores divididos entre os três estados”, destaca a especialista de diversidade Renata Nahon.
Atualmente, 5% do quadro de colaboradores da empresa é composto por pessoas com deficiências, 12,9% por mulheres e 41% por pessoas negras. Para o presidente Guilherme Mello, todos do time possuem um papel fundamental para promover a inclusão na prática na MRS.
“Diversidade tem sido, cada vez mais, um assunto de todos. E é isso que nós estamos buscando ativamente aqui na empresa, precisamos estar comprometidos para termos mais diversidade na organização e construirmos um ambiente ainda mais seguro psicologicamente. Sabemos que a diversidade é importante por vários aspectos, tende a trazer visões de mundo distintas, olhares diferentes e soluções inovadoras. Nesse momento damos mais um passo com a criação da Comissão de Diversidade, mas não vamos parar por aí, queremos a MRS cada vez mais diversa.”
O primeiro encontro da comissão foi realizado no dia 26 de janeiro no formato on-line e contou com a participação do presidente Guilherme Mello, que pontuou as estratégias para que a cultura da empresa seja mais inclusiva. As pautas foram divididas entre apresentação geral sobre o tema, discussão sobre ferramentas que embasam o Programa de Diversidade e, ao final, todos os participantes se apresentaram e compartilharam as percepções e expectativas sobre o projeto.
A recém promovida a analista ferroviária Franchesca Madeira entrou na MRS como aprendiz, em 2014, por meio das vagas destinadas às pessoas com deficiência e, logo após, foi contratada como assistente. Hoje na empresa além do seu cargo, ela tem uma importante missão enquanto participante da comissão.
“Estar na comissão é representar as outras pessoas que fazem parte da empresa. Quando fui convidada para participar da comissão fiquei muito empolgada. Eu sou uma mulher, negra e com deficiência. Fazer parte de algo assim que vai agregar muito valor, não só para empresa, mas para todos os colaboradores, é algo muito especial. Pude perceber que a empresa como um todo está comprometida com essa mudança. Acredito que esse caminho tem tudo para dar certo”, avalia.
Conheça os três pilares de diversidade prioritários da MRS:
EQUIDADE DE GÊNERO: Aumentar o número de mulheres, mulheres na liderança e educação anti-machista;
PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: Cumprir cota de contratação, progressão de carreira e acessibilidade física e digital;
REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: Pessoas negras na liderança e educação anti-racista.
Todas as ações propostas têm como meta a desconstrução de preconceitos e estigmas sociais que impedem o crescimento da igualdade de oportunidades para todos. Com elas, a MRS espera transformar a cultura organizacional, contribuindo para que a empresa seja cada vez mais inclusiva e comprometida com as políticas públicas.