17.03.2022 às 16:37

Projeto esportivo no RJ e MG, apoiado pela MRS, é renovado

Em março de 2022, começou oficialmente o Semear Esportes 2. Em Itaguaí (RJ), o novo projeto do Instituto Mais Ação acontecerá, assim como o anterior, no bairro Brisamar, na Escola Municipal Eider Ribeiro Dantas. O projeto conta com patrocínio da MRS, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

“A continuidade do projeto ‘Semear Esportes’, nos municípios dos estados de MG e RJ, reafirma o nosso compromisso com a promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes, com a valorização dos esportes e com a equidade de oportunidades para meninos e meninas”, enfatiza a especialista em Relações Institucionais RJ Verônica Mageste.


Umas das novidades do Semear Esportes 2, que atenderá a meninos e meninas de 8 a 15 anos, é a implantação do projeto em Engenheiro Paulo de Frontin, município do Rio de Janeiro, que se junta às cidades de Carandaí e Juiz de Fora, em Minas Gerais, e aos municípios de Itaguaí e Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro.

“A continuidade do Semear nos municípios é de suma importância, afinal, os benefícios da prática esportiva acontecem no curto, médio e também longo prazo. Por isso, acredito que os frutos serão ainda mais significativos nessa nova etapa”, destaca o gerente do projeto, Alexandre Seixas.

As aulas de futsal e voleibol, totalmente gratuitas e ministradas por colaboradores devidamente formados em Educação Física, foram iniciadas no dia 3 de março.

“Fiquei muito feliz com o retorno do Semear, adoro praticar esportes, aproveito para agradecer a todos por essa oportunidade”, pontua a beneficiada Rayane Emily, de 14 anos, do Núcleo Itaguaí.

Reunião na escola Eider Ribeiro Dantas

Outra ação importante nesse início do projeto foi a reunião de pais e responsáveis. No Núcleo Itaguaí, o evento ocorreu no dia 11 de março, quando foram passadas as primeiras orientações da nova etapa e a ficha de inscrição dos beneficiados. O professor do núcleo, Anderson Botelho, também comemorou o início do Semear Esportes 2.

‘‘A continuidade do projeto é fundamental para o nosso sucesso, pois, em cada etapa, temos a oportunidade de perceber avanços, tanto no aspecto da psicomotricidade, quanto na questão social dos beneficiados. Seguimos sempre focados em proporcionar a melhor experiência esportiva, com muito aprendizado e diversão’’, disse o professor.

Segundo o diretor Rodrigo Freire, da E.M. Eider Ribeiro Dantas, local onde acontece o Semear, o momento é de suma importância para toda a comunidade escolar.

“O ‘projeto’, como é chamado por nossos alunos e responsáveis, tornou-se a principal atividade desenvolvida na escola após as aulas, a presença expressiva dos pais e responsáveis na reunião mostrou isso. A renovação do Projeto Semear Esportes em nossa Unidade Escolar é, para nossa comunidade, motivo de alegria”, relatou o diretor.

Foi iniciada uma nova jornada de incentivo ao esporte e busca por transformar, para melhor, uma geração.

Por MRS