Plano de Cultura Lean: Kaizen otimiza processos e traz ganhos para a MRS

O Kaizen é um método de melhoria contínua de origem japonesa, que traduzido significa “mudança para melhor”. Pode ser aplicado em um fluxo completo de trabalho ou em um processo individual, criando mais valor e menos desperdício. A aplicação do método traz ganhos mensuráveis e não mensuráveis para MRS, que também podem ser entendidos como qualitativos ou quantitativos. Segundo o especialista em Planejamento e Controle da Manutenção Fabrício Albino, a aplicação do método já trouxe resultados significativos em 2022.

“Os resultados atingidos com os Kaizens são consolidados no Power Apps. Nesse aplicativo, registramos todos os números atingidos. A aplicação do método nos trouxe redução de 12.000 metros por mês de deslocamento nas atividades de manutenção, redução de 365 horas dedicadas por mês em atividades de manutenção e redução de 9.700 metros por ano de movimentação de materiais nas oficinas até o momento. Anteriormente, somente a área de Engenharia e Manutenção desenvolvia os projetos usando o método Kaizen. Após os treinamentos e as capacitações, os agentes de mudança e os gestores foram preparados para desenvolver seus próprios projetos ligados a metodologia.”

Implementação do Plano de Cultura Lean 

O Plano de Cultura Lean surgiu em 2020 com a ideia de implementar a cultura de melhoria nos processos na MRS e o Kaizen é uma ferramenta que faz parte da estratégia do plano. Para a analista de Planejamento e Controle da Manutenção Gabriela Alves, o Lean ajuda a aumentar os ganhos dos projetos de uma forma mais abrangente.

“Acreditamos que implementação dos Kaizens seja uma das ferramentas para alcançar ganhos dentro do Plano de Cultura Lean e estamos em fase de capacitação dos agentes de mudança para ajudar em todas as melhorias que estamos propondo, primeiramente apresentamos todas as ferramentas para depois implementar de fato. A primeira fase foi a capacitação, que ainda acontece, fizemos 30 dias de desenvolvimento para difundir alguns conceitos de produtividade.”

O método Lean pretende agregar maior valor para os clientes, otimizando a utilização dos recursos e eliminando os desperdícios no processo.

 

Kaizen na prática

O método é dividido em três etapas, a primeira delas são as ações pré-Kaizen, é feita uma entrevista com a área para descrever as necessidades do cliente interno e externo e suas percepções sobre o processo. Essa conversa auxilia na identificação dos principais clientes do processo de modo a conhecer sua real necessidade e as expectativas dos envolvidos.  

A segunda fase do processo é a semana do Kaizen, nesse momento a equipe terá uma reunião de abertura conduzida pelo líder, enfatizando a importância do projeto e do comprometimento para que os resultados sejam alcançados. Nessa semana, são desenvolvidos treinamentos técnicos e teóricos, os processos são analisados, são apresentadas as ideias, o plano de ação e execução, e apresentação dos resultados preliminares. Para o gerente de Manutenção de Locomotivas Sergio Henrique, sem a disponibilidade da Gerência de Engenharia Industrial (GEI) em passar o conhecimento e a forma correta de executar a metodologia, os avanços não seriam possíveis.

“Esse ano fizemos três Kaizens na oficina do P1-07, dois assistidos e um autônomo. Nos assistidos o time da GEI acompanhou a realização ensinando o que o nosso time deveria fazer e no autônomo nos realizamos o processo. Na minha visão o método é muito vantajoso, pois além dos ganhos nas atividades temos o envolvimento dos nossos colaboradores. Nos três processos tivemos mantenedores, coordenadores e especialistas participando junto ao time da GEI, que nos ajudaram a entender a metodologia. O time passou a olhar a produtividade de forma mais orgânica, com foco na redução de desperdício e além disso o colaborador realmente entende que aquela mudança é importante para área.”

O acompanhamento das ações após o Kaizen é realizado por reuniões periódicas, seguindo o plano de ação definido para as atividades pós-Kaizen. Além da reunião, é importante que a equipe evidencie através de um e-mail o andamento das ações. Para isso, deve ser enviado o plano contendo as ações concluídas e em andamento. 

O acompanhamento dos resultados é realizado periodicamente visando analisar a maturidade do processo. Isso possibilita a verificação da eficácia das ações implementadas e redirecionamento do projeto, caso seja necessário. 

“O Kaizen é um projeto rápido, realizado em apenas uma semana. Para isso fazemos uma preparação anterior, desenhamos os objetivos, convocamos participantes e escolhemos o local onde acontecerá e depois realizamos. Capacitamos os colaboradores de campo, das oficinas de manutenção e damos vários treinamentos com o conceito de produtividade e definimos como meta para este ano dois Kaizens por área. Estamos com a previsão de desenvolver 110 Kaizens até o final do ano, e até o momento já fizemos 35″, comenta Albino. 

Por MRS