Dispositivos de segurança serão instalados em passarela histórica de Paranapiacaba nos próximos dias
Obra tem caráter provisório até que se conclua projeto para execução de solução definitiva
Para garantir a segurança das pessoas que circulam sobre a passarela histórica da Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP), também conhecida popularmente como “ponte”, nos próximos dias será iniciada uma obra de escoramento provisório.
Oito torres de escoramento – semelhantes à já existente no local, exibida na foto – serão instaladas sob a passarela, também conhecida popularmente como “ponte”, e um pequeno desvio será criado na trajetória destinada aos pedestres, por meio de uma passagem paralela, para que a comunidade possa fazer uso da estrutura em segurança.
O escoramento é provisório e os dispositivos permanecerão instalados somente pelo tempo necessário até que o projeto da solução definitiva seja desenvolvido e, a respectiva obra, executada. Os estudos para o projeto seguem todos os protocolos previstos, incluindo a aprovação e a articulação com os órgãos de preservação do patrimônio histórico em níveis municipal, estadual e federal.
Patrimônio histórico
A MRS foi protagonista em projetos como a reforma da torre e do relógio da Vila de Paranapiacaba, cartão postal da comunidade, e a restauração da estação de Campo Grande. O projeto definitivo para a passarela está sendo elaborado considerando, novamente, a máxima preservação possível do patrimônio histórico e da cultura local.