Prever: bons resultados já no primeiro ano do programa

Em 2022, o programa de auditorias de segurança da MRS passou por uma importante reformulação, com a implementação do Programa Prever em substituição ao Observação de Tarefas. O programa foi remodelado com um objetivo bastante claro: detectar riscos para a segurança, retirando o foco das pessoas e direcionando-o aos processos.

A mudança, inicialmente, ocorreu na Diretoria de Operações, e está em vigor desde março do ano passado. Os monitores direcionaram os esforços das auditorias não mais aos colaboradores, mas aos processos críticos, a fim de garantir melhores ações preventivas para mitigar os riscos identificados e evitar possíveis ocorrências.

Em média, no último ano, foram auditados 3300 itens críticos por mês. Além disso, foram criados planos de ação para as regiões de Coronel Guedes (P1-07), Brisamar e Volta Redonda, auxiliando na atuação preventiva das atividades auditadas.

De acordo com Leandro Vieira, monitor de qualidade, operação e transporte, e um dos responsáveis pela realização das auditorias, a alteração do foco do Prever na Diretoria de Operações trouxe ganhos significativos relacionados à canalização dos esforços para atividades e processos críticos.

“O Prever trouxe muitas melhorias e a substituição ao Observação de Tarefas foi crucial para avançarmos no entendimento de que o programa visa identificar oportunidades para o desenvolvimento das operações, pois passamos a abordar o processo e não somente as pessoas. A matriz direciona os grupos de criticidade e prioriza as localidades e, desta forma, todos trabalham em prol da segurança. Esta mudança nos possibilitou ter uma visão macro das auditorias e nos direcionou para os pontos com mais necessidades de atenção em todos os processos. Destaco, ainda, a importância do entendimento dos colaboradores em relação aos monitores como pessoas voltadas para o desenvolvimento e não somente como auditores”.

Ao longo de 2022, o Prever começou a ser estruturado na Diretoria de Engenharia e Manutenção, na Gerência Geral de Suprimentos e na Gerência de Serviços Compartilhados. Cada área designou um ponto focal para construir a matriz de itens críticos, bem como para definir os demais parâmetros do programa. Entre dezembro e janeiro, vem sendo realizados testes pilotos e, após a avaliação da necessidade de extensão do período de testes para realização de ajustes, a expectativa é que o programa seja oficialmente implementado a partir de fevereiro deste ano.

Prever Terceiros

 Também com objetivo de identificar e prevenir situações que possam ameaçar a segurança dos colaboradores na MRS, em maio de 2022, o Prever foi implementado para as empresas terceirizadas que prestam serviços de natureza operacional em todas as diretorias com algum grau de risco em segurança.

Ao longo do ano, foram realizadas cerca de 3000 auditorias junto às empresas terceirizadas, sendo a maioria delas voltadas para as regras básicas de segurança. Assim, foi possível mapear os principais desvios para atuar preventivamente, mitigar e eliminar os riscos existentes.

A implementação do Prever Terceiros trouxe ganhos significativos relacionados à automação do processo. Antes da mudança, o auditor utilizava um formulário impresso e depois era necessário transcrever os dados para um arquivo em Excel. Após a alteração, as informações passaram a ser preenchidas em um formulário online, o que possibilitou o report semanal dos resultados, além de trazer ganhos com agilidade e confiabilidade dos dados.

A técnica de segurança do trabalho Laís Rodrigues destaca que a repaginação do programa favoreceu a disseminação da cultura de segurança na MRS e possibilitou uma mudança de visão dos auditados a respeito do objetivo das auditorias.

“O lançamento do Prever Terceiros permitiu repaginar a antiga ferramenta Observação de Tarefas, que muitas vezes era vista pelos auditáveis como uma ferramenta de punição e não de instrução diária de percepção de riscos e atitudes seguras.  Por isso, acredito que, por meio do procedimento criado, o Prever reformula a ideia de auditoria comportamental, permitindo verificar o cumprimento de normas, regras e procedimentos e, consequentemente, elimina os fatores de risco na execução das atividades dos terceiros, disseminando, assim, a cultura de segurança da MRS”.

Por MRS