Programa de Educação Ambiental para o Trabalhador: consumo consciente é o tema da primeira campanha de 2023

Nas últimas semanas, a equipe da Gerência de Gestão Ambiental iniciou as atividades da primeira campanha de 2023 relativa ao Programa de Educação Ambiental para o Trabalhador (PEAT), cujo primeiro tema abordado é consumo consciente. De acordo com o analista de Meio Ambiente Pedro Soares, o assunto foi escolhido pela oportunidade de desenvolvimento de melhorias em relação ao consumo sustentável em diversas unidades da MRS.

“Este primeiro tema foi definido pensando na relação entre o assunto e a necessidade de colocarmos em prática ações que tornem nosso consumo no dia a dia de trabalho o mais sustentável possível. Ainda temos oportunidades de melhorias em relação à redução do consumo de água, de energia elétrica e de plástico, que são temas presentes na rotina de todos. Nos últimos anos, a MRS avançou e implementou melhorias focadas em consumo consciente, como a instalação de torneiras automáticas nos banheiros e vestiários, a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, por exemplo, além de alguns projetos dos grupos GMCs voltados para economia de água. Por isso, precisamos seguir melhorando”.

Para trabalhar o tema, a equipe do Programa realizou as primeiras reuniões da campanha com cerca de 300 colaboradores dos times de Via Permanente e Oficinas em Jundiaí, em Pederneiras e em Taubaté (SP), e em Jeceaba (MG). O especialista Kleber Wilson, que atua na Oficina de Locomotivas em Jundiaí (SP), destacou os principais pontos positivos da campanha:

“Gostei muito da apresentação, porque nos ajudou a identificar, no nosso ambiente de trabalho, onde podemos melhorar e, com isso, agregar valor nas nossas atividades, com foco em consumo consciente. Temos sempre que pensar em economia da água e de energia elétrica para termos esses recursos por mais tempo, que são recursos escassos. A equipe também gostou muito e, inclusive, alguns falaram até que repassaram o conteúdo para os familiares”.

Para a próxima semana, já estão agendados encontros com as equipes de Via Permanente em Pinheiral (RJ), da Oficina de Locomotivas, em Barra do Piraí (RJ) e da Oficina de Vagões, em Conselheiro Lafaeite (MG).

O tema da segunda campanha do ano será definido pelos próprios colaboradores participantes da primeira, que, por meio de um formulário disponibilizado pela equipe do Programa, estão votando nos cinco temas preferenciais que gostariam de saber um pouco mais.

Programa de Educação Ambiental para o Trabalhador

O Programa de Educação Ambiental para o Trabalhador, conhecido como PEAT, desenvolve atividades voltadas para os colaboradores e tem o objetivo de orientar condutas ambientalmente corretas nas atividades da empresa e reforçar a ideia do consumo sustentável.

O analista de Meio Ambiente Thiago Santiago, que participou das ações em Jeceaba (MG), reforça que o Programa é uma ferramenta importante para a criação de uma cultura interna que preserve os nossos recursos, bem como o meio em que vivemos.

“Muito além de atender uma condicionante da nossa Licença Ambiental de Operação, tentamos despertar nos colaboradores a ideia de que atitudes individuais são extremamente positivas quando somadas. Cabe a cada um de nós, no nosso dia a dia, olhar para nossas atividades e avaliar o que podemos mudar, criando novos hábitos, ideias e valores que vão ao encontro de uma promoção de um ambiente mais sustentável.”

Publicado em 30.06.2023

Por MRS