Novo Terminal Multimodal é inaugurado em Barra do Piraí (RJ)
No dia 19 de dezembro, foi realizada a primeira operação no novo Terminal Multimodal em Barra do Piraí (RJ), que tem o objetivo de atender a demanda logística das empresas siderúrgicas e beneficiadoras de Aço na região Sul Fluminense. O terminal foi construído pela MRS em parceira com a empresa Ynova Soluções Multimodais, que opera o local.
Alinhado com o novo referencial estratégico da MRS, cujo propósito é “criar e operar soluções de logística integrada cada vez mais competitivas e confiáveis, gerando resultados e bem-estar para a sociedade”, a localização do Terminal em Barra do Piraí foi escolhida estrategicamente por estar inserida em um polo beneficiador de aço, com o foco na multimodalidade das operações.
O especialista em operações intermodais, Leonardo Sena, conta um pouco sobre as motivações desse projeto.
“Barra do Piraí foi estrategicamente escolhida com base na localização e competitividade, queremos ser uma solução logística mais vantajosa e competitiva do que a alternativa de transporte rodoviário direto. Agora, com a solução multimodal, os clientes ganham uma alternativa mais sustentável, e com menor emissão de carbono propiciada pela ferrovia para transportar seus produtos.”
Com investimento total de cerca de 10 milhões de reais em uma área inicial de 9 mil metros quadrados, a primeira fase das obras de implantação do terminal teve início em Dezembro de 2022 e foi concluída em Outubro de 2023, com a preparação do solo e adequação do desvio ferroviário dedicado ao projeto. A obtenção das licenças ambientais ocorreu em novembro do mesmo ano e a primeira operação em dezembro de 2023, com movimentação de bobinas siderúrgicas do cliente CSN, que estiveram presentes na inauguração do terminal.
Ainda no primeiro semestre de 2024, estão previstas as entregas de uma área coberta para armazenagem de produtos siderúrgicos com cerca de 2 mil metros quadrados e implantação de pórtico para o transbordo vagões e veículos rodoviários.
“O início das operações do terminal aumenta o marketshare da MRS no transporte de produtos siderúrgicos na região Sul Fluminense e abre portas para movimentação de demais cargas. Além disto, o TMBP quebra um paradigma importante, mostrando que a MRS também apresenta uma solução multimodal competitiva mesmo em curtas distâncias ferroviárias. Os primeiros testes operacionais foram bem-sucedidos e com ótimo feedback do cliente, que espera já realizar maiores volumes neste mês”, complementa Gustavo Guimarães, especialista em contas comerciais.
Para João Spinola, especialista em projetos comerciais, o terminal amplia a participação da empresa no mercado siderúrgico, impulsionando o aumento do EBITDA da MRS.
“Gostaria de ressaltar a importância crucial da integração entre as diversas áreas da companhia para alcançar esse resultado, que atuaram de maneira proativa fortalecendo nosso princípio de foco do cliente. Por meio do comprometimento, da colaboração e da sinergia entre as equipes, fortalecemos significativamente nossa eficiência coletiva.”
A conclusão do terminal foi possível pelo comprometimento de nossos colaboradores com o Referencial Estratégico da MRS e a parceria com empresas externas, como a Ynova Soluções Intermodais.