Gráfico Controle de Pátio: mais tecnologia nas operações
A implementação de soluções digitais na ferroviária é de extrema importância para a produtividade e gestão. Primeiramente, a digitalização elimina a necessidade de quadros nas paredes e a dependência de entradas manuais ou do uso de papel e caneta. Isso não apenas reduz a possibilidade de erros humanos, mas também agiliza o processo de atualização e consulta de informações. Dentro dessa jornada de digitalização, em um esforço conjunto da Gerência de Soluções Digitais (GSD), Tecnologia da Informação (TI) e Unidades de Atendimento (UA’s), implementou com sucesso uma solução em 14 pátios.

Quadros de gestão a vista

Gráfico de controle de pátios
Gráfico de Controle de Pátios, inicialmente testado em São Paulo como prova de conceito, agora se expande para todas as estações da MRS.
A ferramenta representa de forma gráfica e amigável o layout dos pátios, a posição dos ativos (vagões e locomotivas), seu estado (avariado, liberado ou com restrição), o estado dos vagões (carregados ou vazios) e seus destinos. Essa visualização clara e abrangente facilita a tomada de decisões, o planejamento e a comunicação entre as equipes evitando retrabalho e facilitando a gestão visual das operações.
“A introdução do Gráfico Controle de Pátios representa um
marco significativo na gestão ferroviária, oferecendo uma visão clara e atualizada da localização dos trens e veículos. Este avanço tecnológico facilita o planejamento, a tomada de decisões e a operação diária dos pátios, garantindo maior eficiência e precisão. Estamos apenas começando”. Comenta Luciano Cunha, da gerência de tecnologia da informação.

Gráfico de controle de pátios
“Participar da construção do Gráfico de Controle de Pátios foi uma grande satisfação, ele foi desenhado em conjunto com a estação de Manoel Feio, mas já foi preparado para a expansão para outros pátios, seguindo as características de cada um. Vejo com felicidade a sua expansão para toda a MRS. Uma curiosidade que poucos sabem é que ele tem um modo editor onde é possível desenhar o layout do pátio de forma bem amigável.” Comenta Reinaldo Guedes, da gerência de tecnologia da informação.
“O gráfico de pátio foi implementado para ajudar a visualizar de
forma mais ilustrativa a disposição dos ativos dentro do pátio, auxiliando a planejar as próximas atividades do pátio, além disso, trazendo maior confiabilidade pois substituímos a digitação manual em planilhas paralela pelo processo em sistema.” Comenta Diego Thomas, controlador de pátios na coordenação de pátios e terminais de Pederneiras – SP.
O uso do gráfico de controle de pátios não se limita apenas a operação. As equipes da oficina de Santos, por exemplo, usam a aplicação para ter a visualização dos ativos no pátio para programar suas operações e monitorar a posição dos vagões que precisam de manutenção.
Equipes de via permanente, com a utilização do gráfico podem programar seus trabalhos, pois a posição dos ativos nas linhas através do layout fica mais clara facilitando a identificação de possíveis intervalos para manutenção.
“Com o uso em larga escala da ferramenta, reconhecemos o valor que ela agrega à operação. Por isso, estamos implementando novas iniciativas de aprimoramento do gráfico, baseadas no feedback dos usuários. Nosso objetivo é garantir que o gráfico atenda cada vez mais às necessidades da operação, otimizando o fluxo de trabalho e impulsionando a produtividade” Relata Felipe Kobus, especialista da GSD responsável pelo produto gráfico controle de pátios.
A expansão da ferramenta está prevista para pelo menos mais dez pátios até julho e para todos os pátios da MRS até o final de 2024, ampliando seus benefícios para todas as unidades.
O Gráfico de Controle de Pátios representa um marco na jornada de digitalização da MRS, revolucionando a gestão dos pátios e impulsionando a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões em toda a empresa e é um exemplo da cultura inovadora da MRS, que busca constantemente aprimorar seus processos e oferecer a melhor experiência possível para seus clientes e colaboradores.