MRS investe na formação dos maquinistas: conheça os novos simuladores da MRS

A MRS sempre foi pioneira no desenvolvimento e formação de seus colaboradores. A Academia MRS forma 100% dos maquinistas e uma das etapas desse ciclo de desenvolvimento é a imersão de uma semana nos Simuladores de Trens que estão localizados em Juiz de Fora. 

No compromisso de continuar promovendo a melhor capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, a Academia MRS adquiriu 7 Simuladores que irão operar em um modelo educacional inovador atuando de forma descentralizada. Sendo instalados 2 simuladores no Rio de Janeiro, 2 em São Paulo, 3 em Minas Gerais. 

A Academia MRS vem se dedicando a este projeto desde 2022 em parceria com a Engenharia de Operação, contando ainda com o apoio e dedicação de diversas áreas, reforçando o nosso princípio de colaboração.  

Na última semana, o prédio Administrativo em Juiz de Fora (MG) e a base P1-07 (São Brás do Suaçuí – MG) tiveram a instalação dos novos simuladores que serão responsáveis por formar e aperfeiçoar os nossos maquinistas em suas atividades. A MRS é a primeira ferrovia brasileira a investir na instalação de 7 simuladores de forma descentralizada. 

O novo modelo de educação corporativa possibilitará a execução de treinamentos customizados com cenários que reflitam a realidade e particularidade operacional de cada localidade, impactando de forma positiva na segurança e excelência operacional. 

Contexto 

Desde 1998 a Academia MRS utiliza Simuladores na formação de seus maquinistas, entendendo a importância dessa capacitação a MRS investe novamente na modernização dos equipamentos e na mudança do modelo educacional, passando de um modelo centralizado para descentralizado. 

A Academia investe na formação de futuros maquinistas e no aperfeiçoamento dos atuais. Com a descentralização, as formações serão mantidas em Juiz de Fora e os aperfeiçoamentos serão realizados nas localidades, ampliando a oportunidade de aperfeiçoamento dos times com a utilização dos Simuladores. 

Resultados e Impacto  

Com os novos simuladores a Academia MRS realizará treinamentos utilizando cenários que refletem a realidade do trecho e o instrutor poderá simular situações não previstas para melhorar a eficiência operacional e garantir maior segurança dos envolvidos. 

Os simuladores descentralizados irão ampliar a capacidade de aperfeiçoamento dos maquinistas e fortalecer a cultura de capacitação na Operação. 

Depoimentos

O projeto simulador traz impactos para todos os colaboradores da MRS, pois privilegia a capacitação como motor de transformação na carreira de todos os envolvidos, sejam eles os novos colaboradores que sonham em assumir a posição de maquinista os atuais maquinistas para oportunizar o desenvolvimento e os instrutores que se dedicam na capacitação desse público.   

Na última semana a Academia MRS proporcionou uma capacitação com o fornecedor Corys, responsável pelo Simulador, participaram desse momento os instrutores da Academia MRS e foram convidados 6 Instrutores da Operação e um representante da Engenharia. 

Um dos Instrutores da Academia que tem se dedicado ao Projeto é o Cláudio Esteves que iniciou sua carreira na MRS há 20 anos como auxiliar de maquinista e o simulador fez parte do seu processo de formação. 

“O simulador foi fundamental na minha formação e me fez entender a dinâmica e o comportamento de um gigante que pode ter três quilômetros e pesar igual a trinta e cinco mil automóveis. Quando fui maquinista e inspetor de operação de trens também passei por treinamentos em simuladores para aprender e aprimorar técnicas de condução visando segurança, economia de combustível e preservação da vida útil dos vários equipamentos nos trens da companhia. Como fui professor de curso técnico de informática antes de ser ferroviário, logo que cheguei aqui, já vislumbrei o sonho de um dia ser instrutor de simulador da academia MRS. Foram quinze anos de dedicação até chegar a instrutor, e hoje sendo um dos responsáveis por esse grande projeto, vejo a possibilidade de evoluirmos muito nos treinamentos para formação da nossa mão de obra operacional.” 

 

Um dos Instrutores da Operação foi o Leonardo Flores, que iniciou na ferrovia em 2004 como auxiliar de maquinista, para ele, o treinamento foi um marco para sua carreira. 

“Durante toda essa trajetória participei de vários treinamentos com simuladores, porém nada comparado com essa nova experiência. Os novos simuladores têm uma alta tecnologia que permite um aprimoramento significativo das nossas técnicas de condução e percepções de risco, verificando assim as atitudes dos auxiliares de maquinistas e maquinistas em situações quase que reais. Foi realmente gratificante ver a evolução dos recursos de treinamento e saber que vou poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento da nossa equipe”, complementa o Instrutor. 

Próximos passos 

E o projeto não para por aí! Até setembro, teremos ao todo sete simuladores instalados. Além dos simuladores já instalados, serão instalados simuladores nas estações de Manoel Feio (SP), Jundiaí (SP), Volta Redonda (RJ) e Brisamar (RJ).  

Fiquem ligados nos canais de comunicação para saberem mais sobre esse projeto! 

Por MRS