REGULAMENTO OFICIAL JOGOS MRS 2025

CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS

ARTIGO 1º Estimular a prática de esportes como meio de preservação a saúde física e mental, valorizando a qualidade de vida e o bem estar dos colaboradores da MRS;

ARTIGO 2º Promover a diversidade, a integração e celebração entre as equipes fortalecendo os laços interpessoais;

ARTIGO 3º Proporcionar a melhoria do clima organizacional.

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO

DOS PODERES

ARTIGO 4º O evento contará com os serviços de coordenação do SESI Juiz de Fora/MG e do apoio das unidades SESI dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, para sua execução.

ARTIGO 5º Cabe a Organização do evento e a Coordenação Responsabilidade Social da MRS julgar os casos referentes ao Capítulo VII.

 

CAPÍTULO III

DO PERÍODO E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO

 

DA COMPETÊNCIA

ARTIGO 6° Os endereços, mapas, datas, horários e tabelas dos jogos estarão disponíveis no site que será divulgado posteriormente.

Parágrafo único: O site será o único canal válido para consulta das informações necessárias sobre a programação dos Jogos MRS. A organização do evento não será responsável por eventuais informações divulgadas de forma errada por meio de colaboradores, técnicos ou outro meio de comunicação que não seja o site citado.

CAPÍTULO IV

MODALIDADES DOS JOGOS

DAS MODALIDADES DESPORTIVAS

ARTIGO 7° – As modalidades dos Jogos MRS 2025 serão as seguintes:

MODALIDADE CATEGORIA/ NAIPE
01 FUTEBOL DE CAMPO Masculino
02 FUTEBOL DE CAMPO 40+ Masculino
03 BEACH TENNIS Masculino e Feminino
04 TÊNIS DE MESA Masculino e Feminino
05 VOLEI MISTO Misto
06 FUTSAL Feminino
07 NATAÇÃO Masculino e feminino
08 FUTEBOL DE CINCO (inclusiva) Masculino e Feminino

 

CAPÍTULO V

DA REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA GERAL

DA REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA

ARTIGO 8° Toda equipe deverá comparecer aos jogos no horário marcado na tabela, devidamente uniformizada ou utilizando as camisas dos Jogos MRS. Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos, para o início das partidas.

ARTIGO 9° – O não comparecimento da equipe ou atleta sem justificativa aprovada pela coordenação dos jogos a uma partida ou evento, implicará em resultado por W.O e eliminação automática do da modalidade, bem como, possível exclusão automática da equipe/atleta da edição 2025 e 2026, mediante análise e julgamento da Organização do evento e a Coordenação Responsabilidade Social da MRS. 

ARTIGO 10 Havendo coincidência de cor de uniforme, a arbitragem realizará um sorteio para determinar equipe que utilizará coletes na partida.

ARTIGO 11 Quando uma partida for interrompida e não puder ser reiniciada, por quaisquer imprevistos no prazo de 30 (trinta) minutos, a mesma será reiniciada do ponto que parou, com os mesmos requisitos anteriores em dia, hora, local, indicado pela Coordenação Técnica.

Parágrafo Único: As partidas interrompidas por atos de indisciplina serão resolvidas pela coordenação técnica.

ARTIGO 12 Cada atleta deverá enviar previamente para o e-mail: [email protected] , o formulário PAR-Q. devidamente preenchido e assinado, onde o mesmo irá declarar sua condição de saúde para prática de atividades esportivas.

Cada atleta é responsável por seu estado de saúde, ficando assim, a organização do evento isenta de quaisquer responsabilidades decorrentes deste item.

ARTIGO 13 A Organização oferecerá o serviço de primeiros socorros com ambulância nos locais de competição e não se responsabilizará por acidentes ocorridos antes e após os jogos.

ARTIGO 14 – Haverá finais regionais nas regiões de São Paulo (cidade a definir) e Betim/Conselheiro Lafaiete.

ARTIGO 15 – De acordo com a solicitação da empresa em atenção aos desafios da produção propostos para o ano de 2025 fica determinado que preferencialmente não haverá rodadas entre os dias 20 e 30/31 de todo mês.

ARTIGO 16 – Tanto a coordenação quanto a empresa não se responsabilizam e nem alterarão datas e horários devido a inscrição de atletas em mais de uma modalidade.

 CAPÍTULO VI

REGULAMENTAÇÃO DAS MODALIDADES

FUTEBOL DE CAMPO

ARTIGO 17 – O campeonato será disputado em 04 grandes regiões: São Paulo, Rio de Janeiro/Barra do Piraí, Juiz de Fora e Conselheiro Lafaiete/Betim;

Parágrafo Único: Nos locais onde o gramado do campo for sintético é obrigatório a utilização de chuteira de futebol society e nos demais locais onde o campo é de grama natural serão aceitas chuteiras tanto de trava de borracha quanto de society;

ARTIGO 18 – Deverá, se possível, ser garantido a integração entre áreas e preferencialmente, os times deverão contemplar colaboradores de áreas diferentes;

ARTIGO 19 – As equipes/ atletas que não comparecerem ao Congresso Técnico estarão automaticamente de acordo com todas as decisões e regras definidas durante o mesmo.

ARTIGO 20 – Poderão ser inscritos no mínimo 15 e no máximo 21 atletas por time, considerando o técnico e até 03 pessoas, que podem ser estagiários, terceiros ou aprendizes;

ARTIGO 21 – O formato de disputa será de dupla eliminatória.

 ARTIGO 22 – As partidas terão duração de 60 (sessenta) minutos sendo dois tempos de 30 (trinta) minutos com até 05 (cinco) minutos de intervalo.

 

  • 1º- As substituições na modalidade de Futebol serão ilimitadas e o atleta poderá ser substituído e voltar a campo na mesma partida.

 

  • 2º- As substituições deverão ser realizadas no centro do campo e o atleta substituto somente poderá entrar em campo, mediante a autorização do delegado da partida designado para a modalidade, sem necessidade de paralisação da partida pelo árbitro.

 

  • 3º – Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão seguirá o seguinte requisito:

 

  • Série de 05 (cinco) pênaltis cobrados alternadamente por atletas diferentes. As equipes devem ser equilibradas com o mesmo número de jogadores antes do início das cobranças. Se uma equipe possuir mais jogadores que a outra, o capitão da equipe deverá indicar o número de cada jogador que deve ser excluído.

 

  • 4º É obrigatório o uso da caneleira para a prática da modalidade.

 

FUTEBOL DE CAMPO 40+

ARTIGO 23 – O campeonato será disputado em 04 grandes regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Conselheiro Lafaiete/Betim;

Parágrafo Único: Nos locais onde o gramado do campo for sintético é obrigatório a utilização de chuteira de futebol society e nos demais locais onde o campo é de grama natural serão aceitas chuteiras tanto de trava de borracha quanto de society;

ARTIGO 24 – Deverá se possível ser garantido a integração entre áreas e preferencialmente, os times deverão contemplar colaboradores de áreas diferentes;

ARTIGO 25 – As equipes/ atletas que não comparecerem ao Congresso Técnico estarão automaticamente de acordo com todas as decisões e regras definidas durante o mesmo.

ARTIGO 26 – Poderão ser inscritos no mínimo 15 e no máximo 21 atletas por time, considerando o técnico e até 03 pessoas, que podem ser estagiários, terceiros ou aprendizes;

ARTIGO 27 – As partidas terão duração de 60 (sessenta) minutos sendo dois tempos de 30 (trinta) minutos com até 05 (cinco) minutos de intervalo.

ARTIGO 28 – A categoria será disputada por atletas com idade a partir de 40 anos, completos no ano da competição, nascidos no ano de 1985.

ARTIGO 29 – O formato de disputa será eliminatória simples, a não ser que sejam três equipes. Nesse caso haverá um triangular.

  • 1º- As substituições na modalidade de Futebol serão ilimitadas e o atleta poderá ser substituído e voltar a campo na mesma partida.

 

  • 2º- As substituições deverão ser realizadas no centro do campo e o atleta substituto somente poderá entrar em campo, mediante a autorização do delegado da partida designado para a modalidade, sem necessidade de paralisação da partida pelo árbitro.

 

  • 3º – Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão seguirá o seguinte requisito:

 

  • Série de 05 (cinco) pênaltis cobrados alternadamente por atletas diferentes. As equipes devem ser equilibradas com o mesmo número de jogadores antes do

 

 

  • início das cobranças. Se uma equipe possuir mais jogadores que a outra, o capitão da equipe deverá indicar o número de cada jogador que deve ser excluído.

 

Parágrafo Único: É obrigatório o uso da caneleira para a prática da modalidade.

 

FUTSAL FEMININO

ARTIGO 30 – Cada equipe poderá inscrever, no máximo 14 atletas e, no mínimo, 7 atletas, considerando o técnico e até 03 pessoas, que poderão ser estagiários, terceiros ou aprendizes;

ARTIGO 31 – As partidas terão duração de 02 (dois) tempos de 15 minutos corridos com intervalos de 5 (cinco) minutos, com paralisação a critério do árbitro.

ARTIGO 32 – O formato de disputa será eliminatória simples, a não ser que sejam três equipes. Nesse caso haverá um triangular.

  • 1º- Em caso de empate, e havendo necessidade de desempate no tempo regulamentar, a decisão seguirá os seguintes requisitos:

 

  • Série de 03 (Três) pênaltis cobrados alternadamente por atletas diferentes que estejam relacionados na súmula da partida;

 

  • Cobrança alternada, uma a uma de pênaltis por atletas diferentes que estejam relacionados na súmula da partida.

 

Parágrafo Único: É obrigatório o uso da caneleira para a prática da modalidade.

VOLEIBOL MISTO

ARTIGO 33 – Esta modalidade será disputada entre jogadores de diferentes gêneros e sem limite de idade;

ARTIGO 34 – Todas as equipes deverão ter pelo menos 02 atletas do gênero feminino em quadra durante toda a partida.

ARTIGO 35 – Não havendo 02 atletas do gênero feminino a equipe que não atender este requisito deverá atuar com 01 atleta a menos.

Parágrafo Único: No caso de falta de mais de 01 atleta para atender ao requisito acima será declarado W.O para a equipe adversária;

ARTIGO 36 – Em regiões que houver dificuldade de equiparação de gênero na formação das equipes, poderá, excepcionalmente, ser definido regramento diverso na ocasião do Congresso Técnico, desde que haja concordância entre todas as equipes inscritas;

ARTIGO 37 – Poderão inscrever-se no mínimo 8, e no máximo 16 atletas por time, considerando o técnico e até 02 pessoas, que podem ser estagiários, terceiros ou aprendizes;

ARTIGO 38 – As partidas serão disputadas em 02 (dois) sets vencedores de 25 (vinte e cinco) pontos, e o “tie-break” com 15 (quinze) pontos.

ARTIGO 39 – A altura da rede será definida democraticamente em congresso técnico.

ARTIGO 40 – O formato de disputa será definido de acordo com o número de equipes inscritas por região, considerando que todas as equipes jogarão pelo menos duas vezes.

Parágrafo Único: As equipes poderão jogar com o número mínimo de 05 atletas, desde que um deles sejam do gênero feminino.

BEACH TENNIS:

ARTIGO 41 – A competição seguirá regulamento próprio, definido em Congresso técnico específico da modalidade.

ARTIGO 42 – A modalidade será disputada com melhor de 1 set até 6 games, em caso de empate em 6×6, joga-se um tie-break até 7 pontos. Todos os games serão disputados no sistema NO-AD (Sem Vantagem). O formato de disputa será por fase de grupos definidos de acordo com o número de equipes inscritas por região, considerando que todas as equipes jogarão pelo menos duas vezes.

ARTIGO 43 – Nos locais de competição em que houver sistema de disputa por fase de grupos, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  • Mais vitórias
  • Saldo de sets
  • Saldo de games
  • Games average
  • Sorteio

ARTIGO 44 – Só será permitida a inscrição de duas (dois) atletas por dupla, não havendo possibilidade de inscrição de atleta reserva. Será permitido trocar a dupla em data a ser estabelecida pela coordenação geral.

ARTIGO 45 – A modalidade será disputada nas seguintes categorias respeitando os níveis técnicos dos participantes:

MASCULINO:

NÍVEL A: Avançado;

NÍVEL B: Intermediário;

NÍVEL C: Iniciante;

 

FEMININO:

NÍVEL A: Avançado;

NÍVEL B: Intermediário;

NÍVEL C: Iniciante;

Parágrafo único: É de inteira responsabilidade dos colaboradores indicar em qual nível se inscreverá.

 NATAÇÃO:

ARTIGO 46 – A natação será disputada em diversas categorias sendo elas:

Individual Feminino:

Poderão participar colaboradores, sem divisão etária, nas seguintes provas:

– 25 metros crawl, 25 metros costas, 25 metros peito e 25 metros borboleta;

– 50 metros crawl, 50 metros costas, 50 metros peito e 50 metros borboleta;

Individual Masculino:

Poderão participar colaboradores, sem divisão etária, nas seguintes provas:

– 25 metros crawl, 25 metros costas, 25 metros peito e 25 metros borboleta;

– 50 metros crawl, 50 metros costas, 50 metros peito e 50 metros borboleta;

Revezamento por equipes – Masculino:

Poderão se inscrever até 05 colaboradores, sendo 01 reserva para provas de 4 X 25 metros livre;

Revezamento por equipes – Feminino:

Poderão se inscrever 05 colaboradores sendo 01 reserva para provas de 4 X 25 metros livre;

ARTIGO 47 – A modalidade seguirá regulamento próprio, definido em Congresso Técnico específico antes do início no dia da competição.

ARTIGO 48 – Os atletas inscritos poderão participar de, no máximo, 3 provas, sendo necessário assinalar no formulário de inscrição quais provas serão de seu interesse.

 

TÊNIS DE MESA

ARTIGO 49 – Podem participar da competição atletas de todas as idades e níveis de habilidade divididos nas categorias masculino e feminino.

ARTIGO 50 – A modalidade seguirá regulamento próprio, definido em Congresso Técnico específico antes do início no dia da competição.

FUTEBOL DE CINCO

ARTIGO 52 – Modalidade inclusiva. Será realizada uma clínica educativa e finalizada com um jogo.

 CAPÍTULO VII

DAS PUNIÇÕES

DAS PUNIÇÕES

ARTIGO 54 – Estará automaticamente suspenso por uma partida o atleta ou membro da comissão técnica da empresa que:

  • For punido com expulsão;
  • For citado em súmula por prática de irregularidade grave, como agressões e ofensas pessoais mesmo sem ter sido expulso;
  • Que ofender ou reclamar de forma ostensiva, por gestos ou palavras a equipe de árbitros, atletas ou qualquer membro da coordenação do evento.

Parágrafo Único: A equipe na qual, duas ou mais pessoas participarem nas infrações, acima citadas, será eliminada da modalidade.

ARTIGO 55 –          Fica eliminado do evento:

  • Atleta ou membro da comissão técnica que tentar agredir, agredir ou revidar contra a assistência, adversários, companheiro de equipe, equipe de arbitragem e membros da coordenação do evento;

 

  • Atleta ou dirigente que provocar tumulto ou infringir as normas de boa conduta nos relacionados com o evento.

CAPÍTULO VIII

DAS CLASSIFICAÇÕES E PRÊMIOS

ARTIGO 56 –          Proclamada a classificação final, serão concedidos os seguintes prêmios:

  • Medalhas aos atletas classificados respectivamente em 1º e 2º lugares nas modalidades;
  • Troféus aos atletas classificados em 1º e 2º lugares, em todas as modalidades;

CAPÍTULO IX

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

ARTIGO 57 – Toda e qualquer comunicação da Coordenação Técnica dos Jogos MRS serão feitas através do site oficial do torneio e caso necessário, as equipes poderão acessar a Coordenação técnica do SESI no endereço de email: [email protected]

ARTIGO 58 – Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela Coordenação técnica geral dos Jogos MRS.

ARTIGO 59 – Durante as partidas estará autorizado a permanência em quadra ou campo de:

  1. atletas devidamente inscritos e uniformizados;
  2. treinadores devidamente inscritos;
  3. Parágrafo Único: Fica vedada a entrada de pessoas com bebidas alcóolicas nas quadras e campos que serão disputadas as partidas. Nas dependências e áreas recreativas do clube será permitido o uso de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, desde que os vasilhames e copos não sejam de vidro.

COORDENAÇÃO GERAL SESI

COORDENAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL MRS

Por MRS