Mais contêineres no Vale do Paraíba
A MRS aumentou o volume de carga transportada (bobina de alumínio e sucata prensada) na região do Vale do Paraíba. Na quarta-feira (dia 28/10), o trem, que até então seguia da Santos Brasil para o Terminal da Cragea (São José dos Campos- SP) com cerca de 20 vagões, percorreu o mesmo trecho carregado com mais do que o dobro do volume. Ao todo, foram 23 vagões comuns mais 4 penta-articulados – o equivalente a 43 vagões -, sendo 23 carregados com contêineres da multinacional Novelis.
O analista comercial José Lucas Moreira explica que havia grande interesse por parte da Novelis em aumentar o transporte pela ferrovia.
“Para a MRS é uma parceria positiva que contribui para o aumento do nosso volume de carga geral. No volume total destinado à importação / exportação, passamos a atender a maior parte dos contêineres da Novelis em circulação”, analisa.

Coordenador de Logística da Novelis, Diogo Arieta conversa com José Lucas no terminal
Outro ponto destacado por José Lucas é a possibilidade de explorar ainda mais a rota.
“É uma oportunidade super interessante, já que enxergamos nesta rota um dos melhores potenciais de crescimento de volume”, completa.
Este primeiro carregamento marca o início de uma nova operação com a Novelis, que já recorria à ferrovia para escoar a carga destinada ao fluxo de cabotagem. O relacionamento com a MRS era indireto, pois a negociação era conduzida através da empresa de logística Aliança Navegação. Os contêineres eram transportados, a princípio, duas vezes por semana para o Terminal da Cragea e a mesma composição retornará com seis contêineres destinados ao Porto de Santos.
Operação
“A rota já existia, mas agora cresceu”, afirma orgulhoso o inspetor de Pátios e Terminais de São José dos Campos, Diego Lopes.
Segundo ele, a operação foi um sucesso. A composição foi carregada com volume próximo ao limite do terminal da Cragea, justamente para avaliar se estariam preparados para receber a carga. A avaliação final foi positiva.
“Esse aumento de volume foi muito gratificante pra gente e bem produtivo para a MRS. Temos tudo para crescer mais e a expectativa pelo crescimento é grande”, conclui.