Aprovado em abril, Dia Nacional do Teatro Acessível é comemorado pela primeira vez
O Dia Nacional do Teatro Acessível foi comemorado pela primeira vez, nesta semana, como data oficial no calendário do país, uma conquista da ONG Escola de Gente, que conta com apoio da MRS via Lei Rouanet. A aprovação do projeto de lei pelo Senado Federal aconteceu em abril, quando foi definido 19 de setembro – Dia Nacional do Teatro – como data para celebrar a acessibilidade no teatro.
A especialista em Relacionamento com Comunidades, Verônica Mageste, avalia o marco como importante reforço em relação à percepção da sociedade sobre a necessidade de práticas e políticas mais inclusivas.
“O aniversário desta data é muito mais que a comemoração de um único dia, representa o reconhecimento de que os projetos e produtos culturais precisam ser acessíveis para todas as pessoas, com e sem deficiências”, pontua.
A ONG, apoiada pela MRS desde 2009, completou 16 anos de sua fundação e trabalha para que leis e políticas públicas sejam aplicadas no cotidiano de forma inclusiva, principalmente para a população que tem deficiência. No grupo de teatro da organização, os espetáculos possuem oito recursos de acessibilidade, como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais.