Mais infraestrutura para crianças de Cachoeira Paulista
Recentemente cerca de 50 crianças de Cachoeira Paulista (SP) vêm usufruindo de um espaço reformado e totalmente adequado a atividades educativas e recreativas. A obra de revitalização da Associação Casa do Amigo, coordenada pela equipe da área de Infraestrutura de Instalações da MRS e executada por uma empresa terceirizada, demandou investimento de R$ 1,8 milhão e foi executada em 12 meses.
“O escopo da obra contemplou ampliação e reforma de toda a edificação existente. Atuamos nas salas de aula, de informática, de atividades comunitárias, na biblioteca, nas instalações de cozinha e no refeitório, nos sanitários, na quadra poliesportiva e no pátio coberto, que conta com um palco”, relata o especialista em Infraestrutura Lauro Leu.
A obra foi concluía em 2017 e, depois de estar com a estrutura completa, o espaço, localizado nas proximidades da linha férrea, foi liberado. O projeto conta, atualmente, com seis funcionários, dois prestadores de serviço e dez voluntários, que desenvolvem atividades de reforço escolar, informática, leitura, artesanato, moral e valores, teatro, dança, Taekwondo, educação física e horticultura. Além do trabalho feito com as crianças, a equipe da instituição também oferece cursos para os pais.
“Agora o local está adequado para as atividades extracurriculares, que complementam o ensino regular. Há, ainda, acompanhamento pedagógico, atividades recreativas e esportivas na Casa do Amigo, que arca, inclusive, com custos de alimentação das crianças”, completa o especialista em Relações Institucionais Mário Vilhena.
Com a palavra, quem faz acontecer
Para a diretora da Associação Casa do Amigo, Alcione Barbosa, a parceria com a MRS foi positiva desde o início das conversas até a conclusão de toda a obra.
“Hoje temos uma casa maravilhosa, nosso projeto cresceu. Atendemos hoje o dobro de crianças, só não atendemos mais, porque a condição financeira não permite atendimento de qualidade se ultrapassarmos o número de 50 crianças. Essa reforma foi boa para nosso projeto, que conseguiu se expandir, aparecer aos olhos da população, conquistar seu lugar. Acho que é o prédio mais lindo da minha cidade e a cada dia conquistamos mais um pouquinho. Não vamos parar”, destaca a diretora.
Um gesto exemplar
O maquinista Agnaldo Ribeiro, há quase seis anos na MRS, é voluntário na instituição, onde dá aulas de Taekwondo para as crianças. Para ele, a reforma melhorou não só as condições do espaço para a prática do esporte, mas toda a estrutura, de forma geral.
“Já havia dado aula de Taekwondo na Casa do Amigo antes e a estrutura era bem precária, era complicado. O ambiente melhorou muito com a obra, está mais organizado e com mais espaço para as aulas. O mais importante para mim não é simplesmente ensinar a luta, mas sim a disciplina e os valores que a luta apresenta. Foi bem importante para alguns, tenho retorno de pais que dizem que os filhos melhoraram em vários aspectos e isso é muito gratificante. Com as novas instalações poderei seguir com o trabalho, que beneficia cada vez mais as crianças”, conclui Ribeiro.
A obra é uma contrapartida assumida junto ao BNDES e, proveniente de acordo entre MRS e Prefeitura, foi executada para beneficiar a comunidade local.