12.04.2024 às 13:53

MRS E PBH assinam compromisso para novo terminal de carga e obras na capital mineira

O termo de compromisso com a prefeitura para a viabilização das obras foi assinado nesta quarta-feira (10). Foi assinado também protocolo de intenções que prevê a antecipação das obras para o alargamento da Avenida Tereza Cristina

A Prefeitura de Belo Horizonte e a MRS Logística assinaram nesta quarta-feira (10) termo de compromisso para instalação do novo Terminal Multimodal do Horto, no Bairro Boa Vista, Leste da capital. A estrutura de cargas da empresa receberá investimento de R$ 50 milhões com previsão de gerar, aproximadamente, 250 empregos entre a fase de implantação e operação. A inauguração deve ocorrer em 2025. A empresa ainda se comprometeu a adiantar em 16 meses a entrega das obras de alargamento da Avenida Tereza Cristina e a construção de viaduto ferroviário sobre a via, na Região do Barreiro.

As previsões apontam que a arrecadação para Belo Horizonte com o novo terminal pode chegar a R$ 1,6 milhão em Imposto Sobre Serviço (ISS) apenas durante a fase de obras. Depois, apenas com as receitas do terminal, essa arrecadação de ISS pode chegar a R$ 15 milhões (com média anual de R$ 455 mil) ao longo dos próximos 30 anos.  Além disso, a operação ferroviária permitirá melhor logística de transporte e a redução de, aproximadamente, 5.600 viagens/ano de caminhões na região metropolitana.

“O empreendimento reforça nosso compromisso de investir em soluções logísticas para ampliar o transporte ferroviário na Região Sudeste, minimizar emissões de gases do Efeito Estufa, contribuindo também para a melhoria da mobilidade urbana. Claro que todos esses investimentos também geram empregos e receita para o município, o que é muito importante”, ressalta Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS.

O terminal, localizado à Rua Luiz da Nóbrega, 160, bairro Boa Vista, possui 20 mil m². O objetivo principal com este empreendimento é movimentar, principalmente, produtos siderúrgicos, além de receber e estocar essas cargas.

 

Sobre o Terminal

O Terminal terá a capacidade de movimentação de quase 60 mil toneladas por mês, balança rodoviária, ampla área de armazenagem para diversos tipos de carga, área administrativa integrada e possibilidade de intercâmbio de cargas entre ferrovias, além de estacionamento e sistema de segurança exclusivo, galpão de carga, descarga e armazenamento, fluxo interno de trens e caminhões, pórticos rolantes e área que já prevê expansão para duplicar a capacidade de carga.

Além de receber, estocar e movimentar cargas de produtos siderúrgicos, tais como bobinas de aço, chapas, perfis, fio máquina, entre outros; o projeto viabilizará a redução na emissão de CO², redução dos preços, em geral, de produtos industrializados e geração de empregos diretos e indiretos na região e a possibilidade de criação de novos negócios, provendo o aquecimento da economia da região de Belo Horizonte.

 

Viaduto e alargamento da Tereza Cristina

A Prefeitura de Belo Horizonte e a MRS Logística também assinaram nesta quarta-feira protocolo de intenções para a antecipação da obra de construção de um novo viaduto ferroviário sobre a Avenida Tereza Cristina e o alargamento da via, na Região do Barreiro. As negociações fazem parte do esforço de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte para mitigar os impactos de mobilidade nas proximidades do Anel Rodoviário. A empresa deve investir cerca de R$ 30 milhões na obra.

Da esquerda para a direita: Diogo Kling, especialista em Comunicação das Obras da Renovação e Assessoria de Imprensa. Sérgio Carrato, consultor de Relações Institucionais. Carla Costa, gerente de Relações Institucionais MG. Alan Frade, gerente de Infra-Estrutura. Rodrigo Marcos, especialista de Relações Institucionais e Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais.

Essa é uma demanda da população e as intervenções vão proporcionar melhoria no fluxo de veículos no local, evitando o trânsito causado pelo afunilamento das pistas. Com a parceria, a obra que estava prevista para ser finalizada no segundo semestre de 2028, agora devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2027. Adiantando em 16 meses a data prevista para conclusão dos trabalhos.

O convênio assinado prevê ainda a cooperação técnica, por meio da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), com ações voltadas para as desapropriações, remoções e reassentamento de famílias, em decorrência da realização das obras.

Prefeito de BH, Fuad Noman e Gustavo Bambini firmam o compromisso em questão.

O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman destacou os impactos positivos da nova estrutura e das obras que serão realizadas. “Esse investimento na construção do novo terminal é de grande importância para o desenvolvimento de Belo Horizonte. A obra vai gerar novos empregos e mais renda para o município, o que nos ajudará a ampliar os investimentos na melhoria da qualidade de vida da nossa população. E a obra na Teresa Cristina será de grande importância para a mobilidade, dando mais fluidez e segurança especialmente para os moradores da região Leste da cidade”, ressaltou o prefeito.

Antes

 

Depois das obras

 

Clique aqui e acesse a realidade virtual para conhecer a futura instalação do Terminal Multimodal do Horto em um experiência em 360°.

Por MRS
21.03.2024 às 17:42

MRS bate recorde de produção, alcança R$ 6,9 bi em Receita Bruta e tem Lucro Líquido 37% superior a 2022

  • Em 2023, a MRS aumentou em 10,8% o transporte de carga, alcançando 197,5 milhões de toneladas transportadas, maior volume transportado na história da empresa em apenas um ano
  • Receita Bruta e Receita Líquida batem recorde com incremento de 14,0% e 15,3%, respectivamente, na comparação com o exercício anterior
  • EBTIDA de R$ 3,4 bilhões, em 2023, aumento de 20,5% em relação a 2022, melhor resultado histórico
  • O Lucro Líquido cresceu 37,3%, alcançando a marca de R$ 1,2 bilhão, também maior marca histórica da companhia
  • Ao todo, em 2023, a empresa investiu R$ 1,8 bilhão, o que garantiu a sustentabilidade do negócio e o cumprimento das obrigações regulatórias, mantendo a alavancagem em 1,0x
  • Rating AAA escala local pela Fitch e S&P.

A MRS Logística, uma das melhores operadoras de carga do mundo, que administra a Malha Regional Sudeste, ferrovia que detém a concessão de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, atingiu um novo recorde de Receita Bruta no ano de 2023: R$ 6,9 bilhões, o que representa um aumento de 14% na comparação com 2022. O desempenho favorável reflete o crescimento do volume transportado, com a manutenção das margens.

Ao todo, a empresa transportou 197,5 milhões de toneladas de carga, o equivalente a 3,4 milhões de carretas bitrem, mas transportadas pela ferrovia, um modal mais seguro e sustentável, considerando a redução das emissões de gases do efeito estufa para a atmosfera. Houve crescimento, tanto no transporte de produtos da mineração (+14,6%), quanto no de carga geral (+5,1%), o que levou a MRS a um novo recorde histórico. O segmento de transporte de carga geral tem apresentado crescimento constante ao longo dos últimos anos e, mais uma vez, atinge um novo recorde de volume, encerrando 2023 com 75,4 milhões de toneladas.

A companhia ultrapassou R$ 3,4 bilhões em EBITDA, aumento de 20,5% em relação ao ano anterior, o melhor EBITDA da história da MRS. Mesmo com robusto volume de investimentos, a alavancagem segue sob controle. A relação Dívida Líquida/EBITDA permaneceu em 1,0x, patamar confortável em função da boa performance operacional e estratégia na gestão do endividamento.

O Lucro Líquido é o melhor da história da companhia, alcançando a marca de R$ 1,2 bilhão. Já o volume transportado pela MRS, em 2023, cresceu 10,8% na comparação com 2022.

De acordo com Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos que assumimos junto à União, quando da renovação da nossa concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis e temos conseguido alcançar novos patamares em eficiência operacional e inovação. Alcançamos missões importantes, como: aprimorar o atendimento de excelência aos nossos clientes, expandir a nossa presença em novos segmentos da economia no transporte de carga, avançar no desenvolvimento e integração das agendas ESG à estratégia da empresa. Vamos continuar avançando nestes e em outros projetos de expansão, buscando aumentar a participação do modal ferroviário na Região Sudeste”, revela.

Investimentos

A MRS investiu R$ 1,8 bi ao longo de 2023 com destaque nas iniciativas para garantir a sustentabilidade do negócio e o cumprimento das obrigações regulatórias.

Com relação aos aspectos regulatórios, a MRS entregou os investimentos previstos nos primeiros 12 meses (A+1) da renovação da concessão, além dos importantes avanços para concluir com sucesso também o pacote de A+2, que deve ser entregue até julho de 2024. Neste pacote, destacam-se as entregas para ampliação da capacidade da Baixada Santista, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado. Os investimentos em melhoria de mobilidade urbana nas diferentes cidades ao longo da malha da MRS também merecem destaque.

Com o objetivo de dar continuidade à modernização da frota ferroviária e continuar avançando na eficiência operacional, foram assinados aditivos contratuais para aquisição de locomotivas e vagões. A MRS comprou 560 novos vagões e 30 novas locomotivas. Parte da entrega dos ativos começou neste 1º trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos já estarão em operação.

Reconhecimento

No final do ano passado, a ANTT promoveu a 1ª Edição do Prêmio ANTT – Destaques 2023, com o propósito de reconhecer as melhores práticas, projetos e iniciativas no setor de infraestrutura ferroviária e rodoviária no Brasil. Das quatro categorias disputadas, a empresa venceu três e ainda levou “Troféu Ouro” na premiação especial de “Melhor Ferrovia na Atuação de Regulação Ferroviária”. As categorias em que a MRS foi premiada foram “Interação com a Sociedade”, “Atenção ao Usuário” e “Engenharia”, demonstrando excelência em diversas frentes de trabalho.

Outro reconhecimento importante recebido pela empresa, em 2023, foi concedido pelo principal veículo da imprensa especializada no setor: a Revista Ferroviária. Na ocasião, a MRS recebeu os títulos de “Melhor Operadora Logística” e “Melhor Ferrovia com Investimento em Preservação Ferroviária”.

 

 

Por MRS
08.03.2024 às 14:00

Mês da Mulher: confira as ações da MRS

Empresa comemora a marca de mais de mil mulheres e crescimento de 53% no número total de colaboradoras nos últimos 4 anos. Elas já ocupam 24% dos cargos de gestão na MRS e estão presentes em vários cargos operacionais

No mês da Mulher, a MRS Logística comemora avanços relevantes no que diz respeito à inserção das mulheres no mercado de trabalho, em especial, no setor ferroviário. Além dos cargos administrativos, elas ocupam vários cargos operacionais, desde maquinistas, manobradoras, mantenedoras e até uma operadora de um grande equipamento de manutenção da linha férrea, entre outros. De 2020 a 2024, houve aumento de 53% de colaboradoras na empresa, atingindo a marca de mais de mil mulheres na companhia. Neste mesmo período, a MRS aumentou em 56% a presença feminina em posições de liderança. Hoje, 24% dos líderes da empresa são mulheres.

Como parte das celebrações de março, a MRS está relançando o programa ‘Elas Na Ferrovia’. Idealizado e dirigido por mulheres, o programa reúne ações voltadas a atrair e desenvolver as colaboradoras. A iniciativa engloba atividades já existentes como o auxílio materno e infantil para trabalhadoras que possuem filhos de até 7 anos e plano de saúde sem coparticipação para exames de prevenção, além do programa ‘Bebê a bordo’, que visa a preparação do time MRS para a chegada dos(as) seus(uas) filhos(as).

Dentre as novas iniciativas estão previstas: o Programa de Mentoria para Mulheres, que potencializa o desenvolvimento das profissionais, o grupo de afinidades ‘Elas Na Ferrovia’ para possibilitar um aumento no nível de conexão e troca entre as mulheres, entre outras ações que serão anunciadas em uma live com a participação da alta gestão da companhia.

De acordo com Ane Menezes, Diretora de Pessoas da MRS, este projeto faz parte dos avanços que a empresa vem alcançando quando o assunto é diversidade. “Na nossa ferrovia, cuidamos da jornada da mulher do início até o fim, considerando os diferentes estágios e fases das suas vidas. Atuamos para que a companhia e, consequentemente, o setor ferroviário, sejam ambientes cada vez mais plurais, igualitários e inclusivos. E esse resultado expressivo de mais de 50% de aumento em nosso quadro de colaboradoras nos últimos quatro anos, 24% ocupando posições de gestão, além de várias mulheres em cargos operacionais, é motivo de comemoração e nos engaja a buscar, cada vez mais, melhores resultados e evolução contínua”, ressalta.

Inspiração

Beatriz Rinovato, 26 anos, é Técnica Mantenedora de Via, responsável pelas manutenções que garantem o pleno funcionamento da malha ferroviária. Ela é a primeira mulher na MRS a operar um grande equipamento de manutenção de via, função totalmente operacional, cargo que exige muito comprometimento e responsabilidade. E isso, ela tem de sobra.

Começou na MRS em maio de 2023 e, neste período, superou muitos desafios e que, com certeza, têm contribuído para sua evolução profissional e aprendizado para atuar em uma vaga historicamente ocupadas por homens.

“Assim como eu me inspirei nas maquinistas, mantenedoras, entre outras mulheres da MRS, assim que entrei na empresa, tive a intenção de inspirar outras mulheres a lutarem pelos seus espaços, fazendo a diferença neste nosso mercado e mostrando que a determinação da mulher é a única característica necessária para que ela alcance seus objetivos. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, comenta.

Interessadas em fazer parte do time MRS, podem se cadastrar no Banco de Currículos da empresa neste link e acompanhar a empresa nas redes sociais, para novidades de ações e vagas afirmativas.

 

 

Sobre a MRS – A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Por MRS
07.03.2024 às 11:13

Nota de esclarecimento – Investimentos da MRS em Paranapiacaba

Cabine de sinal restaurada

Diante dos questionamentos surgidos após a audiência pública realizada em 04/04/24 sobre o Projeto da Segregação Sudeste, a MRS vem esclarecer pontos importantes relacionados à sua operação e às suas atividades na Vila de Paranapiacaba.

 

Inicialmente, cabe ressaltar que a MRS foi a primeira ferrovia no Brasil a obter Licença de Operação junto ao Ibama, evidenciando seu compromisso em conduzir suas atividades pautada no atendimento aos requisitos legais e em estrita conformidade com as aprovações dos órgãos competentes, bem como com respeito às comunidades, ao meio ambiente e ao patrimônio.

 

Cabine de manobra restaurada

Quanto aos restauros dos bens tombados, a MRS vem empreendendo esforços desde 2019 para restaurar todos os bens que estão sob sua responsabilidade em seu contrato de concessão. Entre estes, destacam-se a torre do relógio, a cabine de manobras, a cabine de sinais e a estação de Campo Grande. Assista ao vídeo e fique por dentro do processo de restauração do Relógio de Paranapiacaba, e não deixe de conferir a matéria sobre a estação de Campo Grande.

 

Relógio de Paranapiacaba restaurado

 

Informamos ainda que a Ponte da Vila encontra-se em fase de projeto executivo, aguardando as aprovações necessárias dos órgãos competentes para dar continuidade ao projeto de revitalização.

A MRS reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural das localidades em que atua, buscando sempre atender às exigências legais e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

 

Locomotiva Stadler, uma das mais modernas do mundo

Os investimentos da MRS na região como, por exemplo, a aquisição das locomotivas Stadler (Nossa frota: uma potência chamada Stadler), feitas sob medida para a MRS, agregam visibilidade à Vila de Paranapiacaba e à região. Veículos de comunicação de grande repercussão já abordaram o tema (Empresa suíça vende maior locomotiva do mundo ao Brasil).

Para garantir o acesso aos Terminais Intermodais de terceiros que dependem da infraestrutura ferroviária concedida à MRS por razões contratuais públicas, a empresa deve assegurar a disponibilidade de acesso à sua malha ferroviária.

Mentemo-nos abertos a esclarecimentos adicionais, através do nosso canal de atendimento 0800-979-3636.

 

Por MRS
05.03.2024 às 11:56

MRS adquire mais de R$ 1 bilhão em material rodante no 1º bimestre

Compra mais recente foi de 560 vagões da GreenbrierMaxion, que se somou às 30 locomotivas recentemente adquiridas da Wabtec

A MRS Logística (MRSA-MB) adquiriu 560 vagões do tipo gôndola da GBMX (Greenbrier Maxion), utilizados no fluxo de transporte da mineração. Esses vagões serão entregues até agosto como parte da renovação da frota ferroviária da empresa. Com mais esta aquisição, a MRS investiu, aproximadamente, R$ 1 bilhão no segmento de material rodante apenas nos dois primeiros meses deste ano, lembrando que a empresa anunciou recentemente a compra de 30 locomotivas, que também serão entregues ainda em 2024.

De acordo com Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística, o foco da aquisição é integrar à frota uma nova geração de vagões e assim aumentar a performance da companhia. “Com os novos vagões, vamos potencializar a operação dos clientes, de portos e terminais de cargas realizando a mesma produção com uma produtividade dos ativos maior, mais eficiência energética e redução do consumo de combustível com menos emissões de gases, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade. Essa redução no consumo se dá, por exemplo, devido à maior capacidade de carga dos vagões o que, consequentemente, reduz o número de viagens nas nossas ferrovias”, destaca o presidente da MRS Logística.

A redução de custos também é um resultado que impacta não só em questões financeiras da empresa, mas também no chamado “custo Brasil”. Isso porque quanto mais a MRS for capaz de transportar, com menores custos e mais sustentabilidade, maior será a competitividade do Brasil perante o mercado internacional.

 

Aquisição de locomotivas

Neste ano, a MRS anunciou a aquisição de 30 novas locomotivas da série Evolution, da Wabtec Corporation, para a renovação da atual frota. O negócio foi avaliado em cerca de R$ 500 milhões, com as primeiras entregas já previstas para 2024.

A compra também faz parte da estratégia de renovação da frota ferroviária e reforça a relação de quase 30 anos entre as duas empresas.

 

Sobre a MRS – A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre a Greenbrier Maxion – Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a Greenbrier Maxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail Inc., além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Hortolândia-SP, possui mais de 80 anos de atuação no Brasil, sendo considerada maior operação ferroviária da América do Sul. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes.

 

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Imprensa MRS

[email protected];

[email protected];

 

Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion

Rosane Storto

Tel: (12) 2122-1232 / (12) 99163-4546

Por MRS