07.03.2024 às 11:13

Nota de esclarecimento – Investimentos da MRS em Paranapiacaba

Cabine de sinal restaurada

Diante dos questionamentos surgidos após a audiência pública realizada em 04/04/24 sobre o Projeto da Segregação Sudeste, a MRS vem esclarecer pontos importantes relacionados à sua operação e às suas atividades na Vila de Paranapiacaba.

 

Inicialmente, cabe ressaltar que a MRS foi a primeira ferrovia no Brasil a obter Licença de Operação junto ao Ibama, evidenciando seu compromisso em conduzir suas atividades pautada no atendimento aos requisitos legais e em estrita conformidade com as aprovações dos órgãos competentes, bem como com respeito às comunidades, ao meio ambiente e ao patrimônio.

 

Cabine de manobra restaurada

Quanto aos restauros dos bens tombados, a MRS vem empreendendo esforços desde 2019 para restaurar todos os bens que estão sob sua responsabilidade em seu contrato de concessão. Entre estes, destacam-se a torre do relógio, a cabine de manobras, a cabine de sinais e a estação de Campo Grande. Assista ao vídeo e fique por dentro do processo de restauração do Relógio de Paranapiacaba, e não deixe de conferir a matéria sobre a estação de Campo Grande.

 

Relógio de Paranapiacaba restaurado

 

Informamos ainda que a Ponte da Vila encontra-se em fase de projeto executivo, aguardando as aprovações necessárias dos órgãos competentes para dar continuidade ao projeto de revitalização.

A MRS reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural das localidades em que atua, buscando sempre atender às exigências legais e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

 

Locomotiva Stadler, uma das mais modernas do mundo

Os investimentos da MRS na região como, por exemplo, a aquisição das locomotivas Stadler (Nossa frota: uma potência chamada Stadler), feitas sob medida para a MRS, agregam visibilidade à Vila de Paranapiacaba e à região. Veículos de comunicação de grande repercussão já abordaram o tema (Empresa suíça vende maior locomotiva do mundo ao Brasil).

Para garantir o acesso aos Terminais Intermodais de terceiros que dependem da infraestrutura ferroviária concedida à MRS por razões contratuais públicas, a empresa deve assegurar a disponibilidade de acesso à sua malha ferroviária.

Mentemo-nos abertos a esclarecimentos adicionais, através do nosso canal de atendimento 0800-979-3636.

 

Por MRS
05.03.2024 às 11:56

MRS adquire mais de R$ 1 bilhão em material rodante no 1º bimestre

Compra mais recente foi de 560 vagões da GreenbrierMaxion, que se somou às 30 locomotivas recentemente adquiridas da Wabtec

A MRS Logística (MRSA-MB) adquiriu 560 vagões do tipo gôndola da GBMX (Greenbrier Maxion), utilizados no fluxo de transporte da mineração. Esses vagões serão entregues até agosto como parte da renovação da frota ferroviária da empresa. Com mais esta aquisição, a MRS investiu, aproximadamente, R$ 1 bilhão no segmento de material rodante apenas nos dois primeiros meses deste ano, lembrando que a empresa anunciou recentemente a compra de 30 locomotivas, que também serão entregues ainda em 2024.

De acordo com Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística, o foco da aquisição é integrar à frota uma nova geração de vagões e assim aumentar a performance da companhia. “Com os novos vagões, vamos potencializar a operação dos clientes, de portos e terminais de cargas realizando a mesma produção com uma produtividade dos ativos maior, mais eficiência energética e redução do consumo de combustível com menos emissões de gases, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade. Essa redução no consumo se dá, por exemplo, devido à maior capacidade de carga dos vagões o que, consequentemente, reduz o número de viagens nas nossas ferrovias”, destaca o presidente da MRS Logística.

A redução de custos também é um resultado que impacta não só em questões financeiras da empresa, mas também no chamado “custo Brasil”. Isso porque quanto mais a MRS for capaz de transportar, com menores custos e mais sustentabilidade, maior será a competitividade do Brasil perante o mercado internacional.

 

Aquisição de locomotivas

Neste ano, a MRS anunciou a aquisição de 30 novas locomotivas da série Evolution, da Wabtec Corporation, para a renovação da atual frota. O negócio foi avaliado em cerca de R$ 500 milhões, com as primeiras entregas já previstas para 2024.

A compra também faz parte da estratégia de renovação da frota ferroviária e reforça a relação de quase 30 anos entre as duas empresas.

 

Sobre a MRS – A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre a Greenbrier Maxion – Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a Greenbrier Maxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail Inc., além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Hortolândia-SP, possui mais de 80 anos de atuação no Brasil, sendo considerada maior operação ferroviária da América do Sul. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes.

 

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Imprensa MRS

[email protected];

[email protected];

 

Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion

Rosane Storto

Tel: (12) 2122-1232 / (12) 99163-4546

Por MRS
21.02.2024 às 09:13

MRS compra 30 Locomotivas da série Evolution da Wabtec; investimento gira em torno de R$ 500 milhões

A MRS Logística (MRSA-MB) e a Wabtec Corporation (NYSE: WAB) oficializaram um acordo para aquisição de 30 novas locomotivas da série Evolution. O negócio está avaliado em cerca de R$ 500 milhões, com as primeiras entregas já previstas para 2024. A compra faz parte da estratégia de renovação da frota ferroviária e reforça a relação de quase 30 anos entre as duas empresas.

Lançadas em 2022, as locomotivas do modelo ES44ACi são equipadas com motores Evolution Series Diesel, que produzem 4.500 cavalos de potência com apenas 12 cilindros. O motor eletrônico a combustão interna de quatro tempos com turboalimentação proporciona maior eficiência energética e menores emissões, graças a um projeto focado na eficiência térmica da combustão combinada com um sistema de resfriamento de ar de dupla admissão.

De acordo com Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística, a renovação da frota é crucial para que a empresa tenha ainda mais eficiência e segurança no transporte de cargas.

“Ao utilizar uma frota moderna de locomotivas, promovemos uma melhor eficiência energética no transporte ferroviário e contribuímos para aprimorar a logística do nosso país. A ferrovia já é um modal mais sustentável, mesmo assim empenhamos todos os nossos esforços para que tenhamos a menor emissão de gases possível nas nossas operações, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. A parceria está alinhada aos compromissos regulatórios assumidos pela MRS junto ao Governo Federal, em uma soma de esforços entre os setores público e privado, que gera mais eficiência para o modal e, ao mesmo tempo, fomenta a indústria ferroviária”, afirma.

A tecnologia avançada da ES44ACi está alinhada com o impulso global em direção a práticas mais sustentáveis. A locomotiva proporciona uma redução de emissões de cerca de 5% em comparação com sua antecessora, a AC4400. Os materiais de alta resistência utilizados na produção também aumentam significativamente os intervalos de manutenção em cerca de 28%, reduzindo os custos operacionais ao longo do ciclo de vida da locomotiva.

“Estas locomotivas ES44ACi de ponta oferecem alto desempenho e maior confiança, além de ter reduzidas as emissões de CO2”, diz Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec América Latina. “Este contrato de longo prazo evidência nossa visão de uma rede ferroviária mais
ecológica para o Brasil”, destaca.

Sobre a MRS

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre a Wabtec

A Wabtec Corporation (NYSE: WAB) está revolucionando a maneira como o mundo se move para as gerações futuras. A empresa é líder global em equipamentos, sistemas, soluções digitais e serviços de valor agregado para as indústrias ferroviárias de carga e passageiros, bem como para as indústrias de mineração, marítima e industrial. A Wabtec é líder no setor ferroviário há mais de 150 anos e tem a visão de alcançar um sistema ferroviário com emissão zero nos EUA e em todo o mundo.

Visite o site da Wabtec em www.wabteccorp.com

Por MRS
24.01.2024 às 12:25

Obras para melhoria de passagem em nível serão executadas em avenida de Guarujá

Trecho da Avenida Thiago Ferreira será totalmente fechado para veículos e pedestres nos dias 27 e 28 de janeiro

No próximo final de semana, dias 27 e 28, equipes contratadas pela MRS vão executar obras para melhoria da linha férrea na Avenida Thiago Ferreira, em Guarujá, litoral de São Paulo. Para realização dos serviços, será necessária interdição total da passagem em nível a partir das 17h de sábado (27), até as 12h do domingo (28). Dessa forma, será boqueada a circulação de pedestres e veículos neste trecho, por questões de segurança.

Já no dia 29, será realizado o recapeamento asfáltico apenas em meia pista, por isso, será possível a circulação de pedestres e veículos.

Devido à previsão de fortes chuvas para os próximos dias, o andamento e a conclusão das obras podem sofrer alterações.

Por MRS
26.12.2023 às 11:33

Melhorias de mobilidade urbana e segurança serão promovidas em Pinheiral

O município de Pinheiral (RJ) será o próximo a ser contemplado com as obras de melhoria de mobilidade urbana e segurança que vêm sendo promovidas pela MRS Logística, concessionária responsável pelo transporte ferroviário de carga nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto está previsto no Plano de Investimentos da MRS para a renovação de sua concessão por mais 30 anos, pactuada junto à União por meio da assinatura de um aditivo ao contrato.

Assim como em outros municípios, as soluções de mobilidade urbana foram desenvolvidas de forma personalizada, a partir de necessidades históricas e de solicitações recorrentes da comunidade, da Câmara Municipal, da administração pública e de empresários locais.

Será construído um viaduto, com passagem para pedestres, interligando a Avenida Nilton Penna Botelho e a Rua Doze de Outubro, como alternativa segura para a travessia de pedestres e veículos, incluindo os de grande porte, que acessam o complexo industrial da cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Além do viaduto no bairro Parque Maíra, são previstos 2,5 mil metros de vedação (construção de muros ao longo da linha férrea), adequação de três passagens de pedestres e instalação de sinalização ativa na passagem em nível do Bairro Rolamão.

Por MRS