Cidadania e cuidados com a ferrovia
MRS e Prefeitura de Itaquaquecetuba firmam parceria e criam um ecoponto para descarte correto de lixo
O descarte incorreto de lixo na faixa de domínio é um problema observado ao longo de diferentes partes da malha MRS. Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, a prática também existe e a MRS, em parceria com a prefeitura local, firmou uma parceria para buscar reduzir de forma significativa o problema com a entrega de um ecoponto na Comunidade Vila São Carlos. A entrega do espaço à população está prevista para a segunda quinzena de setembro. Todo o projeto foi coordenado entre a equipe de Relações Institucionais da MRS em SP, a DIEFRA e a Secretaria de Obras do município. A MRS fez a doação dos materiais para execução da obra e uma parte da faixa ao município.
“Estou numa equipe que cuida da limpeza, roçada e poda em trechos da região. Estamos sempre pensando como a comunidade enxerga a ferrovia, como podemos ajudar a tornar essa relação mais harmoniosa. Assim, apoiamos a proposta de um ecoponto, considerando que é um local com descarte muito frequente de lixo. Nosso papel foi ajudar na localização do ponto ideal, definir como seria o ecoponto”, diz o Fiscal de Obras da DIEFRA, Júlio César da Costa Silva.
O ecoponto também vai contribuir, de forma indireta, com a travessia das pessoas que utilizam a passagem para pedestres do local, que era afetada pelo acumulo de lixo descartado irregularmente. Antes do início das obras, foram retirados sete caminhões com entulho e lixo apenas do espaço.
“Trabalhamos quatro meses na execução do projeto, que contou com o apoio da Prefeitura local e tem como objetivo a proteção da saúde pública e a preservação do meio ambiente. Além de estimular a reciclagem e contribuir com a geração de trabalho e renda, o ecoponto é um local específico para a destinação correta do lixo”, afirma a analista de Relações Institucionais SP da MRS, Bruna Munyser.
A gestão do local ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de uma das empresas terceirizadas que atendem o poder público na coleta de lixo. Funcionários desse terceirizado estarão no local durante o dia para orientar as pessoas sobre a separação correta dos resíduos, para que possam ser encaminhados para reciclagem.
“Neste mesmo bairro em Itaquaquecetuba, já tivemos parcerias bem sucedidas com a comunidade, em projetos como o Vizinhança Solidária. Acreditamos que os moradores vão aderir ao ecoponto e teremos o lixo doméstico descartado de forma correta”, diz a analista de Relações Institucionais da MRS em São Paulo, Adriana Carvalho.