11.06.2021 às 09:54

MRS publica inventário de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE)

A MRS divulga, pela primeira vez, um inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). O trabalho foi desenvolvido pela EN2 Consultoria Ambiental, empresa especializada, entre outros serviços, na confecção de relatórios com esse perfil. Antes de ser publicado, o inventário de emissões de GEE da MRS foi revisado por auditoria independente homologada pelo INMETRO.O trabalho desenvolvido inclui a publicação de inventários de emissões dos anos de 2020 e 2019. É um trabalho essencial para a MRS diagnosticar e atuar na mitigação de emissões de gases, assim como integrar a temática na estratégia da companhia.

O inventário de emissões da MRS considerou todos os gases internacionalmente reconhecidos pelo GHG Protocol e pelo IPCC como gases de efeito estufa, de acordo com os parâmetros adotados pelo Protocolo de Quioto.

“Entender o perfil das emissões de gases de efeito estufa da MRS, através da elaboração do inventário é um importante passo na integração do tema de mudanças climáticas na estratégia da companhia, sendo possível identificar a abrangência do impacto ambiental causado pelas suas atividades e ainda, avaliar riscos e oportunidades ligados às questões climáticas.” afirma a assistente de Meio Ambiente, Isabella Mendes.

Resultados
Os dados finais consideram dois escopos distintos. O escopo 1 se refere às emissões diretas de gases de efeito estufa geradas pelas atividades desenvolvidas pela empresa. O escopo 2 contabiliza emissões da compra de energia elétrica ou térmica, energia produzida por terceiros. No documento completo, a EN2 Consultoria Ambiental esclarece que “este tipo de emissão é categorizado em escopo específico pois representa para muitas organizações a principal fonte de emissão de GEE. Contabilizá-las separadamente ajuda a identificar oportunidades de redução e economia”.

Os estudos apontam os resultados das emissões absolutas e das emissões específicas. Ambos os indicadores são relevantes para que os gestores conheçam de forma precisa o perfil de emissões da empresa. No entanto, as emissões específicas são mais adequadas para avaliar a evolução da performance da companhia enquanto transporte ferroviário de cargas. A MRS adotou o denominador TKU – um dos principais parâmetros da operação dos modos de transporte ferroviário – para as emissões específicas, gerando um indicador de emissões de gás carbônico equivalente (CO2eq.) por TKU transportado.

Em 2020 a MRS atingiu 53,3 bilhões de TKU, o que correspondeu à emissão específica total de 0,0091 kg CO2eq/TKU. Embora tenha ocorrido um aumento da emissão absoluta entre os anos de 2019 e 2020, a emissão específica em 2020 teve uma redução de 3,1% com relação a 2019, o que mostra um aumento da eficiência da companhia, isto é, se transportou um volume maior de carga com menos emissões de CO2. Se a análise considerar os dados de 2012, ano em que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o último inventário nacional de emissões do transporte ferroviário de cargas, a evolução da MRS é de 24,5%. Naquele ano, as emissões da empresa, medidas pela ANTT, foram de 0,0122 kg CO2eq/TKU.

Já para o escopo 2 as emissões absolutas foram de 2,095 mil toneladas de CO2eq em 2020, com uma redução de 17,5%¨nas emissões desse escopo em comparação a 2019. O resultado é consequência da adoção de home office em diversas áreas da companhia devido a pandemia de COVID-19. Com os funcionários realizando suas atividades em suas residências, a empresa teve uma redução do consumo de energia elétrica.

“A disponibilização de informações com esse perfil é um indicativo do compromisso da MRS com as melhores práticas ESG do mercado, agindo com transparência a respeito do impacto ambiental de suas atividades. A construção de uma série histórica de emissões, algo que começa a se consolidar com os relatórios disponíveis, é passo essencial para a definição de estratégias. A auditoria por terceiros se deu pelo compromisso da empresa em divulgar dados precisos à sociedade”, afirma o analista de Meio Ambiente da MRS, Milton Brovini.

Inventários
O resumo dos inventários de emissão de gases do efeito estufa podem ser acessados nos links abaixo.

Inventário de emissões de gases do efeito estufa – 2019

Inventário de emissões de gases do efeito estufa – 2020

 

Por MRS