Agência Nacional de Transportes Terrestres realiza fiscalização junto a MRS no Porto do Rio

Com a assinatura do 4° Termo Aditivo ao contrato de concessão ocorrido em julho de 2022, a MRS renovou a concessão por mais 30 anos e se comprometeu a realizar investimentos, tais como: construção e ampliação de pátios, terminais multimodais, viadutos rodoviários, passarelas, dentre outros escopos. Diante deste cenário, a partir deste ano iniciou-se um novo ciclo de fiscalizações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que além de ter o foco nas condições de Via Permanente e seus sistemas, acrescentou-se vistorias nos investimentos obrigatórios e no reconhecimento dos futuros locais dos projetos.

“Em março ocorreu a fiscalização da ANTT, cujo foco foram os investimentos obrigatórios previstos pela MRS na região portuária do Rio de Janeiro, que além do Terminal do Arará, abrangem as vias do Porto do Rio, uma área fora de nossa faixa de domínio. Participaram também membros da Autoridade Portuária e ANTAQ. Pela MRS, contamos com os representantes do Regulatório e da DIPO. No primeiro momento, realizamos na sede da DOCAS RJ uma reunião em que apresentamos os projetos previstos, visando o alinhamento e entendimento entre as partes. Posteriormente, visita técnica nas vias internas do Porto do Rio onde os investimentos serão executados.” comenta o especialista em Relações Institucionais Eduardo Malta.

A especialista em Infraestrutura e líder do projeto Priscila Andrade, explicou sobre a visita e afirmou que foi uma oportunidade de apresentar um panorama geral sobre o projeto e seus objetivos.

“Excelente momento para demonstrar de forma clara e didática os detalhes e objetivos do empreendimento para a ANTT, bem como o esforço e compromisso da MRS em realizar os investimentos previstos no contrato. Foi mais uma oportunidade de evidenciar a relevância do projeto para a MRS, para a gestão portuária e para o país.”

Segundo os especialistas de Infraestrutura Raissa Lima e Marco Rodrigues, responsáveis pelos projetos, a percepção da ANTT foi positiva.

“A reunião bem como a visita técnica in loco no Porto, foram de grande valia para demonstrarmos com exatidão para os participantes todos os processos prévios e alinhamentos realizados para a entrega dos projetos, que irão aperfeiçoar a integração Ferrovia e Porto, e por consequência melhorar a circulação e operação da MRS no trecho.”

Em sequência, no final do mês, já temos programada nova inspeção da ANTT, desta vez para os trechos da Baixada Santista e Planalto Paulista. O foco da fiscalização será também no reconhecimento dos locais onde teremos investimentos obrigatórios.

Por MRS