Avanços em Pinheiral: obras de mobilidade urbana e segurança ganham destaque
O município de Pinheiral (RJ) será o próximo a ser contemplado com as obras de melhoria de mobilidade urbana e segurança que vêm sendo promovidas pela MRS. Assim como em outros municípios, as soluções de mobilidade urbana foram desenvolvidas de forma personalizada, a partir de necessidades históricas e de solicitações recorrentes da comunidade, da Câmara Municipal, da administração pública e de empresários locais.
Em breve, Pinheiral contará com um viaduto estratégico, conectando a Avenida Nilton Penna Botelho à Rua Doze de Outubro. Essa obra não apenas facilitará a travessia de pedestres e veículos, mas também contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, beneficiando o acesso ao complexo industrial da cidade.
Além do viaduto no bairro Parque Maíra, estão previstos 2,5 mil metros de vedação ao longo da linha férrea, aprimorando a segurança na área. Também contemplamos a adequação de três passagens de pedestres e a instalação de sinalização ativa na passagem em nível do Bairro Rolamão.
COMPROMISSO AMBIENTAL E SOCIAL
Destacamos nosso compromisso ambiental e social ao viabilizar o projeto do viaduto. Estudos de engenharia foram cuidadosamente conduzidos para minimizar impactos ambientais, sociais e econômicos. O projeto foi alocado fora da área do Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba (Revismep), garantindo a integridade de indústrias e moradias.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Pinheiral e a aprovação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no licenciamento ambiental, conseguimos realocar os equipamentos de lazer do Parque Fluvial, assegurando que o desenvolvimento não comprometa o meio ambiente. Conforme previsto na Licença Ambiental emitida pelo Inea, haverá replantio compensatório por conta dos arbustos e áreas vegetais suprimidos para as obras.
DESAPROPRIAÇÕES CONDUZIDAS COM TRANSPARÊNCIA
Como parte das etapas preliminares, conduzimos estudos e diálogos com os proprietários das áreas impactadas. Após a Declaração de Utilidade Pública (DUP), todas as indenizações foram rigorosamente pagas, seguindo o processo regular.
No que diz respeito ao Condomínio Village do Sol, menos de 3% da área total do loteamento será utilizada, preservando acessos e garantindo que não haja prejuízo para futuros empreendimentos residenciais. A remuneração sobre esta área desapropriada foi realizada em juízo, dado que o empreendimento se encontra em processo judicial.
Juntos, estamos construindo um futuro mais acessível, seguro e sustentável para Pinheiral (RJ).