Colaboradores MRS são destaques do primeiro Prêmio Inova Transporte
No dia 29 de maço, a MRS esteve representada pelo gerente de Operação de Máquinas de Via, Cristiano Vargas, no primeiro encontro da Rede Alumni do Transporte, na sede do Sistema CNT, em Brasília (DF). Essa foi a primeira edição do Prêmio Inova Transporte, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pelo SEST/SENAT e pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL), e que teve como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de alta qualidade e reconhecer as melhores soluções implementadas nas empresas de transporte.
“Tudo começou com uma conversa no café, sobre algumas dores que o setor ferroviário tem, como a dificuldade de aquisição de equipamentos de manutenção e poucos fornecedores no mundo. Nessa linha de pensamento, começamos a discutir e chegamos à conclusão de que precisávamos fazer alguma coisa para que as ferrovias trabalhassem juntas, em prol de um crescimento. Pensamos, então, em um modelo colaborativo, em que as empresas pudessem conseguir ganhos em escala e, em paralelo a isso, fomos consultados pela Rumo para uma permuta de equipamentos, dessa forma o projeto começou a andar”, explica o Gerente de Operação de Equipamentos de Via Cristiano Vargas.
Além de vencer o prêmio na categoria Transporte de Cargas e Passageiros no modal ferroviário, o trabalho feito por um grupo de ferroviários no curso gestão de negócios da Dom Cabral foi o grande vencedor do prêmio 2022. O projeto foi o desenvolvido pelos colaboradores MRS Cristiano Vargas e Manassés Costa, em parceria com Lucas Stiegemaier, gerente de Operações da VLI, Reginaldo Gregio, chefe do Departamento de Metrô de São Paulo, Rafael Pandolfi, assessor executivo da CPTM e Milton Gioia, gerente de Suporte Operacional do Metrô de São Paulo. O grupo estudou um modelo colaborativo que pudesse gerar valor para empresas do setor metroferroviário brasileiro.
“Quando abriram as inscrições para os projetos em comemoração aos dez anos do curso do ITL, o nosso professor orientador falou que fomos muito bem-vistos na instituição Dom Cabral. Ele aconselhou que fizéssemos a inscrição, sem muitas pretensões fizemos, pois eram muitas turmas concorrendo para um título nacional. A primeira surpresa foi ter ficado entre os quarenta melhores, depois entre os dezesseis melhores e até culminar como o melhor da categoria. Fomos para a disputa com os outros cinco modais e na apresentação nos consagramos campeões, como o melhor projeto”, comenta o Gerente de Manutenção Manassés Costa.
O estudo oportunizou uma dinâmica de modelos colaborativos entre MRS, VLI, Rumo, CPTM e Metrô de São Paulo no universo de compartilhamento de serviços, de ativos, no intercâmbio de conhecimento e na gestão de suprimentos. O intuito foi incentivar a promoção da partilha de ações, benefícios e soluções convergentes entre os interesses comuns das organizações, tornando-as mais estratégicas, dinâmicas e competitivas perante o mercado, impactando, principalmente, na redução de custos. Tais condições foram postas para a avaliação de importantes stakeholders especialistas do modal sobre trilhos, por meio de entrevistas. Como prêmio máximo, o grupo ganhou uma viagem para participar do módulo internacional da Fundação Dom Cabral (FDC) que acontecerá em novembro, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.