Compromisso com a segurança: MRS realiza simulado de acidente ferroviário em Jundiaí

Alinhados com nosso princípio de segurança, a MRS promoveu um simulado prático de grande porte nos dias 22 e 23 deste mês no Pátio de Jundiaí – IJN, entre a oficina de locomotivas e o prédio administrativo (localizado na Estação Jundiaí, da CPTM, no bairro Vila Arens). A iniciativa faz parte de um projeto contínuo de treinamento para emergências ferroviárias, iniciado em 2022, que busca aprimorar a capacitação dos profissionais e garantir respostas cada vez mais rápidas e eficientes em casos de ocorrências ferroviárias. 

“O resultado final do simulado foi muito satisfatório. Foram sete meses de preparação, reuniões semanais envolvendo todas as áreas para que tudo fosse resolvido da melhor forma possível, mas principalmente com segurança”, comenta Marco Cardoso, Especialista em Atendimento a Ocorrência e Acidente. 

A ação contou com a participação de cerca de 150 profissionais, 50 deles diretamente envolvidos nas operações de resgate e atendimento a emergências. A operação simulou um acidente ferroviário no qual uma composição colidiu com um bloco de rocha, resultando no descarrilamento de vagões e no vazamento de diesel. Para garantir a máxima verossimilhança, foram utilizados uma locomotiva e três vagões, além de equipamentos como guindastes ferroviários, escavadeiras e unidades hidráulicas. 

Para Roberta Duo, Coordenadora de Segurança do Trabalho, participar da organização e realização do simulado foi uma experiência enriquecedora e transformadora..

“Como coordenadora de segurança, pude presenciar a integração de diversas equipes e entidades em um único propósito: fortalecer nossos processos e garantir que todos estejam preparados para enfrentar situações de emergência. Ver a dedicação e o empenho de cada participante me encheu de orgulho e reforçou a importância do nosso trabalho em segurança no ambiente ferroviário”, complementa Roberta.

A maquinista Dayane Dantas participou do simulado como atriz, na ocorrência ela recebeu todos os atendimentos e viveu na pele esse momento marcante.

“Participar do simulado como maquinista foi uma experiência única. Além de emocionante, esse momento também deve ser reflexivo! Voltei para casa pensando em tudo que posso fazer para garantir minha segurança e a segurança de terceiros em momentos como esse”.

Além da MRS, outras entidades também participaram do treinamento como: SAMU, Defesa Civil o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. As empresas Rumo, VLI, Vale, ABPF, Climatempo e Empretec também foram envolvidas. 

Essas parcerias foram relevantes para tornar a simulação ainda mais real, proporcionando um preparo de alto nível para os profissionais, que poderão garantir uma resposta cada vez mais assertiva em situações críticas, fortalecendo a segurança das operações ferroviárias da MRS, das demais empresas envolvidas e ampliando as reais chances de salvar vidas. 

Juntos, construindo uma ferrovia mais segura. 

Por MRS