Concluída instalação de cancelas automáticas em Barra Mansa

No mês de julho, quatro passagens em nível do município de Barra Mansa (RJ) receberam cancelas automáticas, instaladas como forma de reforçar a segurança no local. As instalações destas cancelas fazem parte do compromisso assumido pela MRS, junto ao Poder Concedente, por meio do aditivo ao contrato de concessão, assinado em julho de 2022. As obras foram concluídas pela equipe da Diretoria de Projetos e Obras da MRS dentro do prazo acordado junto ao órgão regulador – a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Cancela em funcionamento na passagem em nível do bairro Saudade

Para que uma cancela seja instalada e comece a funcionar, há um trabalho complexo de planejamento, dimensionamento de recursos e execução. Os materiais, por exemplo, são importados do exterior. De acordo com o especialista de Manutenção Ferroviária Victor Santiago, diretamente envolvido na realização das obras, a instalação das cancelas envolveu diversas áreas de interface na MRS:

“Para essa obra ser concluída precisamos da ajuda de muitas áreas, foram várias pessoas envolvidas e todos cooperaram para conseguirmos cumprir o nosso objetivo e entregarmos, dentro do prazo, seis cancelas este ano, sendo quatro em Barra Mansa (RJ). Todas as cancelas entregues estão em conformidade com os normativos de segurança e de sinalização, o que é muito importante para reforçar a segurança das comunidades próximas. Lembrando que a conscientização da população perante a linha férrea é importantíssima para que a gente consiga mitigar os acidentes que vem ocorrendo nas cidades”, comentou.

As cancelas foram instaladas nas passagens em nível em frente ao Sesi e à Saint Gobain, no bairro Saudade e nas ruas Alberto Mutel e Duque de Caxias. Uma série de critérios e normas são analisados para que seja considerada viável a instalação de uma cancela, que não é um dispositivo de sinalização obrigatório.

“A instalação das cancelas é uma medida de reforço, de alerta para a população sobre a passagem de uma composição, por isso, logo que acionados os sinais sonoros e luminosos, é preciso parar e não efetuar a transposição da linha férrea. No entanto, o principal fator para que seja garantida a segurança das comunidades continua sendo o comportamento adequado perante a linha férrea. É imprescindível respeitar a sinalização e parar, olhar para os dois lados e escutar antes de atravessar a ferrovia. Só com isso teremos uma mudança de cenário”, estaca o gerente de Segurança Operacional da MRS, Filipe Berzoini.

 

Funcionamento

As cancelas automáticas são dispositivos eletrônicos, com atuação automatizada, para bloqueio de fluxo rodoviário durante a passagem do trem pela passagem em nível. Dispositivos sonoros e luminosos entram em funcionamento anteriormente e, em seguida, a barreira inicia o movimento de descida, um procedimento que serve de alerta para motoristas e pedestres. Depois que a composição encerra a passagem pelo local, a barreira é novamente recolhida, liberando o fluxo de veículos e pedestres.

Publicado em 04.08.2023

Por MRS