Cuidar de quem cuida
Muito além de uma empresa, a MRS também é uma família para os(as) colaboradores(as). E, em tempos tão difíceis, o cuidado com o outro é ainda mais importante. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a ferrovia foi considerada um dos serviços essenciais para o país, mas isso também significa dizer que o time MRS precisaria estar na linha de frente, uns trabalhando em campo, outros em home office, mas sem parar, fazendo com que produtos essenciais chegassem a seus destinos. Toda a equipe atuando Por Um Bem Maior. E não é diferente com os times dos postos médicos, que não pararam, afinal quem cuida de quem está na linha de frente? A técnica em enfermagem do posto de saúde de Juiz de Fora Franciselen Mendes, mais conhecida como Fran, é uma dessas pessoas.
A equipe de reportagem da MRS News bateu um papo com a Fran para saber como anda o atendimento no posto de saúde:
MRS News: Como tem sido o dia a dia dentro do posto de saúde durante a pandemia?
Fran: Muitas pessoas vêm até nós, seja para fazer exames periódicos, aferir a temperatura ou procurar atendimento médico. Eu tenho percebido que algumas pessoas ainda estão muito céticas em relação à Covid-19, por outro lado, outras pessoas se sentiram muito afetadas com toda essa situação. O nosso trabalho aqui no posto, principalmente nesses tempos, vai muito além de simplesmente medir a temperatura e fazer exames de rotina. Orientamos as pessoas a tomarem os devidos cuidados, caso elas não se sintam tão afetadas pela pandemia, e também somos amigos daqueles que precisam conversar. Certo dia, um colaborador que foi detectado com o vírus da Covid compareceu ao posto e, ao conversamos, senti que ele estava abalado com tudo o que havia acabado de passar. Sugeri a ele que procurasse um psicólogo para ampará-lo naquele momento de angústia. Quando retornou, me relatou que havia ido à terapia e que estava sendo uma grade ajuda em seu processo de recuperação.
Nessa perspectiva, você sente que o contato com as pessoas mudou?
Creio que sim, as pessoas passaram a ser mais atenciosas, elas dão bom dia, conversam e brincam mais. Antes da pandemia, talvez por causa da falta de tempo, de estarmos sempre correndo, as visitas ao posto médico eram sempre rápidas e somente quando necessárias, hoje o comportamento mudou. Algumas pessoas que estão em home office chegam aqui dizendo que estão com saudade de mim e que é muito bom ver outras pessoas. Eu me surpreendo com esses comentários, mas é muito bom, porque mostra como a pandemia nos aproximou.
Por fim, Franciselen, onde as pessoas podem procurar atendimento?
A MRS oferece plantão de 24h pelo do telefone (32) 3239-4600. Damos suporte aos colaboradores e colaboradoras que apresentam sintomas, que apresentam teste positivado ou têm contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Além disso, temos total controle de todos os colaboradores que estão em afastamento por suspeita ou confirmação da infecção pelo vírus, além de realizarmos contato de monitoramento da saúde dos infectados.
Para mais informações, entre em contato com os postos de saúde de sua região:
– Posto Médico do Horto Florestal: (31) 3489-6723
– Posto Médico de Conselheiro Lafaiete: (31) 3769-7104
– Posto Médico P1-07: (31) 3769-7699
– Posto Médico de Barra do Piraí: (24) 2447-4390
– Posto Médico de Cachoeira Paulista: (12) 3421-3579
– Posto Médico de Jundiaí: (11) 2180-5540
– Posto Médico de Juiz de Fora: (32) 3239-3556
Que tal relembrar o vídeo produzido especialmente para mostrar como estamos todos(as) trabalhando Por Um Bem Maior? Play!
| Publicado em 5.3.2021