Engetron DoubleWay Trifásico: conheça a nova tecnologia de nobreak para sinalização operacional
Após instalações, não houve registro de ocorrências por falta de energia na região do Vale do Paraíba
A função do novo “NoBreak Engetron DoubleWay Trifásico” é, basicamente, a mesma de qualquer outro, ou seja, garantir a alimentação da carga de todos os ativos de sinalização, caso ocorra uma possível falha no fornecimento de energia. No entanto, há uma diferença na especificação técnica do equipamento referente ao dimensionamento da carga e das tensões de trabalho, uma tecnologia avançada disponível no mercado.
Já são seis NoBreaks em funcionamento no Vale do Paraíba, quatro localizados na região de Resende (RJ), um em Coruputuba (SP) e, recentemente, um em Lorena (SP). Os critérios para a escolha dos pontos de instalação são todos os locais que apresentam um alto histórico de oscilação de energia, seja por qualidade, por exemplo, a falta de uma fase no sistema de distribuição, ou por falha da concessionária da região em atender a algum eventual problema.
Engetron DoubleWay Trifásico
A tecnologia, desenvolvida para que não ocorra interrupção do sistema de sinalização da malha, funciona como um filtro que trabalha junto à energia fornecida pela concessionária. Na ausência de energia elétrica, ele assume a carga até que os geradores iniciem sua função, garantindo a circulação ferroviário sem interrupções. Este é mais um exemplo da busca por segurança e confiabilidade na MRS.
Uma forma simples de entender como funciona o NoBreak é criar uma comparação com o sistema de energia de um notebook, que está conectado à tomada, mas, caso a luz acabe de repente, a bateria continua alimentando o notebook. Pouco tempo depois a energia é retomada e não há perda de trabalho, pois a bateria garantiu a alimentação.
O coordenador de Manutenção da Malha Rafael Rodrigues afirma ter sido gratificante ter feito parte do processo de logística e de orientação dos colaboradores na implementação da tecnologia.
“Para o futuro, nós temos a projeção de redução dos números de ocorrências que impactem nossos clientes internos, o que reflete, automaticamente, na entrega para os clientes externos. Esperamos que a funcionalidade dos equipamentos tragam um reflexo direto no alcance das metas corporativas.”
No ano de 2021, foram registradas seis ocorrências nesses locais por falta de energia e, somadas, resultaram em 21 horas e 45 minutos de impacto à circulação. Neste ano, após as instalações, ainda não foi registrada ocorrência, o sistema trabalha justamente para que esses episódios não ocorram, trazendo melhora na qualidade da energia fornecida.
“A instalação foi enriquecedora, devido à possibilidade de aprendizado sobre o novo equipamento e à demanda de adaptação do sistema de energia que já estava em operação. Foi necessário superar os conhecimentos que já tínhamos para colocar o projeto em funcionamento. É gratificante ver o equipamento cumprindo seu papel e o desafio técnico foi uma experiência única ao longo da nossa jornada”, comenta o técnico em Eletrônica líder Felipe Souza.
| Publicado em 25.3.2022