Entenda o que acontece na fase de Cutover do Projeto Conecta (SAP S/4HANA)
O Projeto Conecta está na fase final de implantação do sistema de gestão integrada SAP, quando acontecem etapas essenciais para a virada de sistemas. O período de Cutover é uma delas e começa logo após o término do ciclo dois de testes integrados. Mas, você sabe o que acontece na fase de Cutover?
Na fase de Cutover, os sistemas em operação na MRS, que serão substituídos pelos sistemas SAP, ficarão “congelados”, ou seja, bloqueados para utilização. Com isso, muitos processos e atividades estarão indisponíveis para efetivação, o que requer um planejamento. A medida é necessária para garantir que a carga de dados seja executada corretamente, sem a preocupação de que os dados dos sistemas estejam fora de sincronia.
Para amenizar os impactos, foi desenvolvido um plano de corte com as datas limites para a realização prévia dos processos, que estão sendo enviadas em comunicados via e-mail. Vamos recapitular as orientações divulgadas essa semana:
Sistemas RH
Os Gestores têm até o dia 28 de novembro, próxima segunda-feira, para iniciar, nos sistemas de RH, os fluxos de movimentação e alteração salarial, e até o dia 5 de dezembro para iniciar os fluxos de Criação e Manutenção de posição e de Cargos e Unidades Organizacionais.
Provisão e Entrada de NFs
O prazo limite para o pedido de provisão é o dia 29 de dezembro de 2022. Excepcionalmente no fechamento de dezembro deste ano, o valor mínimo para provisão será flexibilizado, reduzindo dos atuais R$50 mil para R$5 mil por evento. Haverá impacto também na entrega e processamento de Notas Fiscais, sendo o dia 16 de dezembro a data limite para entrega da NF para o recebedor Fiscal, dia 21 de dezembro a data limite para registro da NF pelos Recebedores Fiscais e dia 27 de dezembro a data limite para aprovação total das NF.
Gustavo Paes, líder de Cutover do Projeto Conecta, lembra a importância de todos estarem atentos aos prazos.
“É importante que todos acompanhem as orientações que estão chegando via e-mail sobre os prazos para as atividades durante o Cutover. Esses prazos foram definidos a partir de uma observação cuidadosa das especificidades das áreas envolvidas. Além disso, estão sendo feitos desenhos das soluções para operação das áreas durante o período sem sistema, definido como plano de contingência, para mitigar ao máximo os impactos”, esclarece.
O bloqueio dos sistemas terá início dia 30 de dezembro e vai até 8 de janeiro, para a virada para o SAP no dia 9 de janeiro , conhecida como Go Live.
Quer saber mais sobre o Cutover? Clique aqui