Flexibilidade, competitividade e customização são as palavras que definem os desafios da logística da Siderurgia
Solução multimodal é oferecida a cliente e se torna melhor opção logística para importação de gusa
Quando se trata de Carga Geral (Siderurgia), as áreas Comercial e de Logística da MRS têm um grande desafio: pensar em soluções personalizadas para cada transporte. Com foco no atendimento e na ampliação de novas cargas, veio sendo estudada, desde dezembro do ano passado, uma solução para transporte de ferro gusa para a ArcelorMittal. A carga importada pelo Porto do Rio de Janeiro (RJ) tem como destino final a cidade de Juiz de Fora (MG).
A importação do material aconteceria, a princípio, por meio de um porto fora da malha da MRS, o que geraria um custo maior para a solução intermodal. Contudo, as equipes de Logística e Comercial pensaram em uma alternativa para tornar a operação mais competitiva: importar as 30 mil toneladas de gusa pelo Porto do Rio de Janeiro, realizando uma pequena ponta rodoviária até o pátio do Arará (RJ) e, posteriormente, transportar toda a carga via ferrovia até a usina do cliente, em Juiz de Fora.
“A importação de gusa até então nunca tinha sido feita pela MRS. O que usualmente fazemos é a exportação do produto e o transporte no mercado interno. A busca pelo atendimento das diferentes demandas dos clientes tem se dado a partir do desenvolvimento de soluções não usuais, ‘pensando fora da caixa’, baseadas na articulação com diversas áreas e parceiros logísticos. Com essa referência, os clientes têm nos apresentado cada vez mais demandas que não costumávamos fazer, aumentando nosso leque de possibilidades de atendimentos e a captação de novas cargas”, explica a especialista Comercial Flávia Junqueira.
A Operação
A MRS já atende à usina da ArcelorMittal em Juiz de Fora com o escoamento de produtos siderúrgicos, por exemplo, tarugos, fios de aço e vergalhões, e com o abastecimento do minério de ferro. Nessa situação, especificamente, o processo é diferente, tanto na logística quanto no material transportado.
O transporte de matéria-prima até a usina está sendo retomado depois de um longo período de predominância do modal rodoviário, resultado do alinhamento entre o trabalho dos times da MRS com os objetivos estratégicos do cliente. A operação é caracterizada pela competitividade e pela flexibilidade da MRS, desde o porto até Juiz de Fora. A escolha pelo porto do Rio de Janeiro permitiu a reutilização de vagões que descarregam no Arará. Os vagões descarregados são direcionados para outro terminal, no próprio pátio do Arará, onde são carregados com o material e, então, seguem até o destino final, a usina em Juiz de Fora.
“Esta operação abre portas para outros processos de gusa e também de metálicos (sucata). A cada dia a MRS ajuda fortalecendo, na usina, a utilização do modal ferroviário, melhorando a operação e quebrando paradigmas:, pontua a compradora da Gerência de Suprimentos – Logística da ArcelorMittal, Rúbia Salume.
Segundo o gerente de Logística e Soluções Intermodais, Magela Titoneli, um dos principais pontos que permitem a expansão do atendimento é o entendimento da demanda dos clientes e as soluções que podemos customizar.
“A consulta que havíamos recebido para realizar esta operação nos deixava em situação desfavorável em termos de competitividade e, para atendermos este volume, precisávamos buscar alternativas que pudessem ser viáveis em termos operacionais e comerciais. Ao oferecermos uma nova alternativa via Porto do Rio, em parceria com a Triunfo e com a Tora Logística, conseguimos apresentar para a ArcelorMittal esta solução”, explica Titoneli.
| Publicado em 16.4.2021