Graças ao empenho e dedicação do time MRS, Carrossel do Minério volta a funcionar no sentido tradicional

Você leu, na edição 604 da MRS News, que a empresa vivia um momento ímpar e desafiador diante da fuga de aterro ocorrida no Km 33 da Ferrovia do Aço. Depois de muito trabalho, que envolveu diversas áreas da companhia, nesta semana, o tão esperado momento chegou: os trens de minério de ferro da MRS voltaram a circular no modelo tradicional (carregados descendo pela Ferrovia do Aço e vazios subindo pela Linha do Centro), nesta terça-feira, dia 25/4, antecipando o prazo inicial estipulado para o restabelecimento, que era para o mês de maio.

“Este ótimo resultado, da antecipação do retorno do Carrossel Tradicional, nos deixa bastante felizes e orgulhosos do time MRS. Isto é muito importante para que a empresa possa retomar o seu patamar de produtividade, aumentando a quantidade de trens circulando pela nossa malha e, consequentemente, alavancarmos os nossos resultados, sempre mantendo a segurança em 1º lugar. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os times que se envolveram neste trabalho. Não vou citar nenhuma área em particular sob risco de cometer qualquer injustiça. Fica aqui o meu muito obrigado em nome de toda a diretoria da empresa. O esforço que vimos aqui representa a garra dos(as) ferroviários(as), então aproveito para reforçar meus parabéns pelo 30 de abril, que se aproxima. Vamos em frente!”, agradece o presidente da MRS Guilherme Segalla de Mello.

A inversão do sentido de circulação dos trens de minério, carregados e vazios, que iniciou nos primeiros dias de março, foi importante para garantir a continuidade da operação ferroviária, ou seja, para que as cargas continuassem sendo transportadas para os mais variados destinos sem prejuízos para a logística nacional. 

Imagem panorâmica da obra no KM 33

“Considerando o avanço significativo das obras de estabilização, como as drenagens, alívio de material e perfuração de estacas, aliados à diminuição das chuvas no local, foi possível antecipar os testes que estavam previstos para iniciarem apenas em maio. Nosso time de infraestrutura conta com monitoramento 24 horas por dia, no qual toda a estrutura possui marcos de medições que alimentam uma base de estudo estatístico geotécnico que demonstra redução significativa do movimento do aterro. Aliado às obras em andamento, o monitoramento do aterro também está sendo feito por Estações Totais Robóticas (ETRs), com medições milimétricas, via laser, em tempo real, para um centro de monitoramento geotécnico com comunicação direta para os especialistas da Infraestrutura MRS. Estas medições estão sendo complementadas por leituras topográficas e análises geotécnicas. Todas essas análises nos deram a segurança suficiente para que pudéssemos tomar a decisão de retorno do nosso Carrossel Tradicional”, afirma Vagner Emanuel, gerente geral de Infraestrutura da MRS.

 

Relembre o que mudou na operação recentemente, diante do problema no KM 33

A operação conhecida como Carrossel do Minério é o ciclo de transporte mais comum e longevo da MRS: os trens de minério de ferro são carregados no Quadrilátero Ferrífero, próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte, e, por meio do trecho conhecido como Ferrovia do Aço, chegam aos portos do estado do RJ que recebem esse tipo de carga. Depois de vazios, os trens, usualmente, sobem o trecho conhecido como Linha do Centro retornando às minas para que sejam, novamente, carregados e reiniciem o ciclo.

Assim que constatada, no dia 6 de março, a fuga de aterro – quando o solo que dá sustentação à ferrovia cedeu por conta de fortes chuvas -, obras emergenciais de restabelecimento da linha férrea foram executadas para que fosse possível normalizar o ciclo.

À esquerda, formato padrão da circulação dos trens de minério. À direita, o fluxo provisório.

 

SEGURANÇA

Para garantir a segurança da operação, não convencional, uma locomotiva instrumentada, preparada para avaliar as condições da ferrovia, circulou todos os dias pelo trecho, as composições operaram em velocidade reduzida e houve reforço na manutenção de todo o trecho da Linha do Centro.

Reforçamos que, independentemente da retomada do sentido tradicional de circulação, e de qualquer outra intervenção futura que possa ser necessária, é importante que nós, colaboradores(as) da MRS, reforcemos a importância com nossos familiares e amigos de parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a ferrovia. Isto porque o sentido dos trens de minério de ferro, em geral, obedece ao padrão apresentado no infográfico acima, mas há também a circulação de trens de serviço, além de trens que carregam outros variados tipos de carga, que podem sempre circular em ambos os sentidos.

Caso seja identificada alguma situação atípica na linha férrea ou possível risco, o relato deve ser feito pelo telefone 0800 979 3636.

 

Publicada em 28.04.2023

Por MRS