Mais capacidade e eficiência: vagões GDT de 4ª geração em teste na MRS

GDT 4.0 Randon

A MRS recebeu, no início do mês de fevereiro, a primeira dupla de vagões GDT 4.0 (4ª geração) para testes. Os vagões possuem diferenças e melhorias em relação aos GDTs atualmente utilizados e vêm sendo pensados desde o início do ano de 2019. A partir de fevereiro deste ano, foi iniciada a fase de testes. São dois tipos de protótipos, de dois fabricantes diferentes, que serão testados e aprovados ao longo deste ano.

Os testes estão sendo realizados com o apoio de um grande time, envolvendo pessoas das diretorias de Engenharia e Manutenção, de Operações e Comercial. Pela primeira vez na MRS, será feita a instrumentação dos vagões como etapa integrante do processo de desenvolvimento de um novo vagão de minério. Desta forma, podemos medir os esforços reais em diversas partes do vagão, confrontando com suas premissas de projeto, o que permite uma maior precisão, especialmente no dimensionamento estrutural.

“Em avaliações realizadas durante o Plano Diretor, ficou evidente que a MRS necessitava de um novo projeto de vagão GDT, que incorporasse uma série de melhorias técnicas. O projeto, além de pensar em pontos desejados pela Operação, como o aumento de volume e a melhoria da drenagem de água livre, também teve foco na durabilidade e manutenibilidade, que afetam diretamente as nossas operações”, comenta o consultor ferroviário Felipe Moreira.

A nova versão conta com maior capacidade de volume na caixa – 50 m³ em comparação a 45m³ da versão anterior -, maior durabilidade e resistência à corrosão, redução de carry back (quando sobra carga dentro do vagão) e melhoria na descarga, melhores condições para drenagem de água e intercambialidade plena de componentes especializados entre toda a frota GDT, revestimento interno de inox, além de atender ao envelope dos viradores (local onde ocorre a descarga do material). Na caixa deste vagão GDT 4.0 é possível perceber, ainda, outras inovações como montante lateral interno (no caso do projeto da Randon), cabeceira com avanço externo (projeto da MRS), fundo com rebaixos – que permitem aumento de volume sem alteração nas dimensões externas – e dreno de coluna, para que não acumule água nos vagões.

 

Projeto 100% MRS

GDT 4.0 GBMX

Em situações como esta, de aquisição de material rodante, os desenhos e projetos costumam ser fornecidos pelos próprios fornecedores à MRS, que avalia e testa os novos protótipos. E este é o caso dos 10 protótipos (5 Randon e 5 GBMX) que chegaram à MRS entre fevereiro e início de março. No entanto, além desses protótipos, há um outro desenho 100% MRS em estudo na empresa.

O projeto foi pensado, projetado e desenvolvido pelo consultor ferroviário Felipe Moreira, em parceria com a equipe de Engenharia e o time de Manutenção de Vagões da MRS; além disso, teve o apoio de uma empresa externa. O desenho serviu, inclusive, de inspiração para os vagões 4.0 fornecidos pelas empresas fabricantes. O protótipo MRS, que ainda está em processo de desenvolvimento, será, posteriormente, fabricado por um fornecedor especializado.

“O projeto 100% MRS foi o piloto de todo o processo de desenvolvimento, que contou com a participação de um grande time, em especial de pessoas diretamente ligadas à Manutenção de Vagões na MRS. Foi uma oportunidade de expressar no projeto os diferentes anseios e fazer tudo isso se encaixar nos limites dimensionais, de peso e custo, que tínhamos. Sem dúvidas, um trabalho de várias mãos”, declara Moreira.

Para o ano de 2021, foram comprados cerca de 420 vagões GDT 4.0, mas há possibilidade de compra de mais 60 vagões ao longo do ano, conforme a demanda. Esses vagões serão destinados exclusivamente ao transporte de Heavy Haul.

 

 

 

 

 

 

Publicado em 12.3.2021

Por MRS