MRS 2056: por dentro do Plano de Investimentos
Obras relacionadas à renovação antecipada da concessão da MRS representam investimentos estimados em quase R$ 10 bilhões
A renovação da concessão da MRS representará, ao todo, investimentos da ordem de R$ 31 bilhões ao longo dos próximos anos. Mas você conhece bem o Plano de Investimentos e está por dentro de todos os detalhes deste importante processo para a sustentabilidade do negócio da MRS? Então chegou a hora de entender tudo – ou relembrar.
O valor de R$ 31 bilhões é composto por R$ 9,7 bilhões de investimentos em 280 projetos estruturantes, somados a mais R$ 22,3 bilhões a serem investidos em manutenção e expansão das atividades da MRS. A renovação permitirá a realização de investimentos para alavancar a logística nacional, além da continuidade do trabalho iniciado pela empresa há 25 anos.
Outorga se torna investimento direto
A modelagem das renovações das concessões ferroviárias é inovadora e permite que o valor da outorga possa ser investido diretamente em projetos e iniciativas aprovadas como políticas públicas para a infraestrutura do país. Dessa forma, obras essenciais como a segregação entre linhas para trens de carga e de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, a interligação da Região Sudeste pela construção de quatro novos Polos, além de várias obras para a mitigação de conflitos entre a ferrovia e os principais centros urbanos serão executados pela própria MRS.
O Plano de Investimentos da MRS foi construído com ampla participação popular por meio de audiências públicas e em conjunto com o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O plano é baseado em três pilares: expansão de capacidade e atendimento aos parâmetros de desempenho, investimentos estruturantes de interesse público e obras para minimizar os conflitos urbanos.
“Quero aproveitar a oportunidade para, mais uma vez, agradecer às equipes envolvidas por termos concluído mais uma etapa. O trabalho de cada ferroviário e ferroviária foi fundamental para que pudéssemos construir este plano robusto, que é de suma importância para a sustentabilidade do nosso negócio e também contribuirá para ampliar a participação da ferrovia na matriz logística brasileira. Fica aqui o meu muito obrigado. Vamos juntos para a reta final do nosso processo”, declara o diretor de Relações Institucionais, Gustavo Bambini.
A renovação antecipada da concessão da MRS tem como principal premissa a ampliação da Carga Geral transportada pela ferrovia. Com a renovação, a MRS deve duplicar o volume de Carga Geral transportada em sua malha, contribuindo para que o modal ferroviário saia dos atuais 15% para cerca de 40% ao longo dos próximos dez anos.
“A MRS já é uma das ferrovias com maior produtividade e eficiência do mundo. Com os investimentos previstos na nossa renovação, vamos elevar ainda mais o nível da nossa excelência, entregando logística de 1º mundo para os nossos clientes e, por consequência, reduzindo o custo Brasil. Cada um de nós tem um papel específico para atingirmos esse objetivo juntos”, afirma o presidente Guilherme Mello.
Principais projetos
Com a renovação antecipada da concessão, a MRS prevê uma série de iniciativas. Os projetos vão contribuir para melhoria da logística nacional. Abaixo, estão listados os principais compromissos assumidos pela MRS com a renovação:
– Segregação das linhas para cargas e para passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, ampliando a capacidade de ambos os sistemas. Isto também garantirá faixa de domínio para a construção do Trem Intercidades.
– Construção de quatro polos intermodais integradores da Região Sudeste. Os polos serão na cidade de São Paulo (Mooca e Lapa), Igarapé (MG) e Queimados (RJ);
– Ampliar em mais de 100% a capacidade dos acessos ferroviários ao Porto de Santos (margem direita e esquerda), garantindo capacidade não só para os trens MRS, mas também para outras ferrovias que acessam o cais santista;
– Ampliação dos acessos ferroviários ao Porto do Rio;
– Investimentos em viadutos, passarelas, vedações (muros de segurança), passagens em nível, direcionadores de fluxo e soluções extraordinárias para melhorar a segurança e reduzir as interferências entre a cidade e a ferrovia nas comunidades;
– Aquisição de novas locomotivas e vagões para atender ao aumento da demanda;
– Compra de equipamentos para a manutenção da via férrea; e
– Ampliação de pátios ferroviários nos três estados onde a MRS atua.
| Publicado em 5.11.2021