MRS DÁ PASSO IMPORTANTE EM DIREÇÃO À ENTREGA DA TERCEIRA FASE DO ANEXO 9 DO CONTRATO DE CONCESSÃO
Em linha com a agenda estratégica do Novo Contrato e Gestão Regulatória, hoje, dia 10/10/2024, a MRS deu mais um passo significativo no cumprimento do Anexo 9, aprovando junto ao grupo estratégico, composto por representantes da MRS e das três ferrovias (Rumo, VLI e FIPS), a entrega da terceira fase do projeto de governança operacional para a região da Baixada Santista.
O objetivo desta fase é implementar um sistema de programação automatizado de circulação de trens, responsável pela tomada de decisão de programação considerando D e D+1 e resultando no melhor cenário para a ferrovia, eliminando possíveis conflitos de interesses.
O sistema, chamado Optmove Baixada, vem sendo desenvolvido desde setembro de 2023, e ao todo foram implementadas quatro versões incrementais, cujo benefícios já vem sendo coletados desde fevereiro deste ano, quando a primeira versão subiu para produção, e com uma quinta versão prevista, que contempla algumas melhorias de experiência para o usuário.
De forma resumida, o sistema consome as informações inseridas no Portal Baixada pelos programadores de cada uma das 4 ferrovias (MRS, Rumo, VLI e FIPS), utilizando dessas informações para planejar o melhor cenário de circulação, levando em consideração parâmetros operacionais definidos pela Célula Integrada de Ferrovias.
Confira a evolução do sistema, ao longo das entregas na imagem abaixo:
Antes da construção do Optmove, todos os planos de circulação eram definidos de forma manual e todos os conflitos de circulação apresentados eram resolvidos levando em consideração apenas as necessidades de circulação.
“Implantar um sistema de tecnologia na programação de trens nos permitiu ganhar velocidade e assertividade na solução de conflitos de circulação, garantindo imparcialidade nas tomadas de decisão que afetam todas as ferrovias com trens destinados ao Porto de Santos e a própria ferrovia interna do porto (FIPS). Otimizar a programação da MRS era algo fundamental para que continuemos operando satisfatoriamente nossa malha ferroviária, suportando o crescimento de todos os players envolvidos direta e indiretamente.” afirma Rodrigo Moreira, especialista de circulação da MRS.
Com a aprovação realizada no dia de hoje (10/10), os próximos passos são a entrega formal e protocolada junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem como prazo dia 27/10, e uma posterior visita dos representantes da Agência para fiscalização e análise dos requisitos da entrega.
“Este é um marco bastante relevante para a MRS no contexto de entrega do Anexo 9, dada a complexidade da Fase 3, e reforça mais uma vez o compromisso da companhia com as obrigações do contrato de renovação. Superada esta etapa junto aos representantes das outras ferrovias, estamos agora aptos a protocolar junto à ANTT até o fim deste mês a conclusão da Fase” comenta Eduardo Silva, especialista que integra o time responsável pelas implantações do Anexo 9.