MRS Promove o 1º Workshop do Projeto Segregações em São Paulo
No último mês, a Gerência Geral de Implantação de Empreendimento Segregações da DIPO realizou um evento marcante em São Paulo, o 1º Workshop Projeto Segregações-SP. Este encontro teve como objetivo reunir as áreas de interface do empreendimento para alinhar o escopo do projeto geral e suas premissas técnicas, nivelar a fase atual do Projeto e as obrigações com ANTT e CPTM, identificar os processos de prontidão operacional e compatibilizar o plano de comunicação.
O workshop, que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, foi um verdadeiro marco para a MRS e contou com a participação de mais de 100 colaboradores. No primeiro dia, os participantes foram apresentados ao escopo do projeto, prazos, desafios, e obrigações pactuadas com a CPTM e a ANTT. Além disso, momentos de descontração fortaleceram o espírito de equipe com quizzes sobre o projeto e vídeos motivacionais sobre gestão de projetos e trabalho em equipe.
O segundo dia foi dedicado ao trabalho em grupo, com equipes divididas em duas salas, cada uma com objetivos específicos. Uma sala concentrou-se na prontidão operacional e gestão de mudanças organizacionais para áreas impactadas pelas obras do projeto. Enquanto isso, na outra sala, o foco foi a elaboração de um Plano de Comunicação com os Stakeholders Externos ao Projeto.
O coordenador de Operações, Adriano Abreu, compartilhou sua satisfação com o workshop:
“Fiquei muito satisfeito em participar do evento. É muito importante que essas informações cheguem a todos para reforçar ainda mais esse orgulho de ser MRS. Grande projeto e grandes desafios pela frente. Vamos juntos.”
Isaac Santos, Gerente Geral de Operações, afirmou que este encontro multidisciplinar promovido pela GG de Implantação do Empreendimento das Segregações foi de grande valia para a continuação do esforço conjunto de planejamento e preparação para execução do maior desafio de obras da história da MRS. “Entendo que a manutenção deste trabalho transversal continuará sendo essencial na fase de montagem dos planos de atuação para mitigação dos riscos identificados”, complementa.
O 1º Workshop Projeto Segregações não apenas alinhou as equipes envolvidas, mas também consolidou a visão e o compromisso da MRS com esse projeto transformador. A empresa segue empenhada em construir um futuro ferroviário promissor e atender às necessidades de transporte de cargas e passageiros na região.
ENTENDA O PROJETO SEGREGAÇÕES
O projeto é uma iniciativa de extrema importância para a melhoria do transporte ferroviário, e um passo fundamental para o desenvolvimento da mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. Este projeto, o maior dentro de todo o pacote de renovação da concessão da MRS, visa eliminar os gargalos resultantes das restrições impostas pelo compartilhamento de linhas com trens de passageiros. Com a construção de aproximadamente 90 km de linhas férreas em dois trechos, Brás-Rio Grande da Serra e Jundiaí-Barra Funda, as composições de carga terão a capacidade de trafegar em linhas exclusivas, sem restrições de horário e dimensões.
“Isso não apenas melhorará o transporte de cargas, permitindo maior eficiência e flexibilidade, mas também beneficiará os usuários do transporte metropolitano, que atualmente enfrentam impactos operacionais devido ao compartilhamento de trilhos com trens de carga. Além disso, o projeto prevê a implantação de terminais intermodais na região da Lapa e da Mooca, fortalecendo a integração com polos de recebimento e distribuição de cargas conteinerizadas.” destaca o Gerente de Infraestrutura Rômulo Alves.