Paradas para DDS Especial reforçam cuidados com a segurança em diversas unidades

Com o intuito de conscientizar as equipes sobre a importância de prevenir acidentes e refletir sobre os riscos envolvidos em nossas atividades, todas as áreas, incluindo os prestadores de serviço, com o suporte da Gerência de Segurança do Trabalho, foram convidadas a refletir sobre o cenário atual de segurança na MRS e conduzir um Diálogo Diário de Segurança – DDS Especial.

Com o apoio de toda a liderança, os times paralisaram temporariamente as atividades e se reuniram na última segunda-feira, dia 28, em dois horários, às 7h e às 15h, para refletir sobre o cenário do momento, as formas de mitigar as ocorrências, engajar as frentes de trabalho necessárias e reforçar nossas ferramentas de prevenção com base em nosso princípio Segurança.

“Em agosto, registramos a marca de 10 ocorrências pessoais ao longo do ano. Este número representa 1,25 ocorrências ao mês, considerando os 8 primeiros meses de 2023. Além dos números que falam por si só, o que chama atenção é o aumento da gravidade das ocorrências. Por isso, parar todas as áreas, em todas as localidades, no mesmo horário, mostra a importância e a preocupação da MRS para o tema mais importante, que é a segurança. Precisamos, diariamente, estar atentos ao cumprimento dos procedimentos, cuidar de forma mútua dos nossos colegas e bloquear atos inseguros”, reforçou o gerente de Segurança do Trabalho Júlio Baptista.

Durante os encontros, as equipes abordaram a importância de priorizar a segurança e questionaram se, por vezes, acabam por operar no “piloto automático”, sem refletir sobre as atividades do dia a dia. Além disso, questionaram se, conscientemente, acabam assumindo riscos, o que leva a perder de vista a percepção dos perigos.

O especialista em Segurança do Trabalho Alex Gomes destaca que é sempre importante relembrar e reforçar conceitos:

“Você conhece sua atividade? Reconhece os riscos e toma as medidas preventivas antes de realizar suas atividades? Tem garantia que as máquinas e equipamentos estão conformes para uma operação segura? Como está realizando o manuseio de cargas manuais? Tem observado o esforço exigido? Tem se colocado em zona de risco? Já pensou se está improvisando as atividades, ferramentas? Tem andado distraído? Conhece bem as rotas? Utiliza telas, fones, ligações enquanto caminha? Realiza as atividades com pressa? Respeita as etapas de sua atividade? Como está a organização da sua área? E o armazenamento dos materiais, ferramentas? Estes foram alguns dos questionamentos que fizemos durante os DDSs para buscar provocar em todo o time a reflexão necessária sobre o tema, que deve ser feita de forma constante”, explicou. “Você possui autonomia para decidir se há condições seguras para execução de cada atividade. O Direito de Trabalhar Seguro é uma ferramenta que pode ser utilizada por todos os colaboradores. Lembre-se de praticar o Cuidado Ativo! As premissas da ferramenta elencam o cuidar de si, cuidar do outro e permitir ser cuidado”, complementa.

Por MRS