Projeto Conecta apresenta ferramentas de gestão de produtividade que serão implementadas na manutenção em 2023
Parte da equipe do projeto Conecta pegou estrada e chegou até o Horto Florestal, em Belo Horizonte (MG), para participar do Workshop de Produtividade promovido pela Gerência de Engenharia Industrial nos dias 24 e 25 de agosto. No evento, o time demonstrou as funcionalidades das ferramentas desenvolvidas pela MRS e a SAP que serão implementadas na manutenção em janeiro de 2023, quando começa a operar o novo sistema integrado ERP.
Para a gestão da produtividade está em desenvolvimento, em parceria com a SAP, uma nova ferramenta de Apontamento em Terminal, que será implementada nas cabines e tablets já existentes nas oficinas para o registro das atividades. A novidade traz melhorias significativas na automação de alguns processos, além de novas possibilidades de relatórios de controle e acompanhamento do trabalho.
“Apresentamos como a ferramenta vai funcionar para cerca de 40 gestores e usuários-chave. Entre eles, alguns mantenedores, “nossos clientes”, puderam conhecer e experienciar as funcionalidades que estarão disponíveis a partir do próximo ano. Tudo está sendo desenvolvido com o objetivo de facilitar a rotina do mantenedor, e conseguimos produzir uma ferramenta intuitiva, que agrega valor e resolve pontos com recursos adicionais aos que temos hoje à disposição”, explica o especialista ferroviário Leonardo Vianna.
Sobre o novo sistema de apontamento, o mantenedor Wagner Pereira relatou a importância de o próprio colaborador ter a visão ampla do relatório de apontamento. Observou a melhoria no acesso para acompanhar seu apontamento diário e a possibilidade de bloqueio das atividades quando o colaborador não está habilitado para executá-la. Para ele, a nova ferramenta vem simples e objetiva, com novos recursos que agora podem ser vistos pelo próprio mantenedor, melhorando a visão do processo.
“A ferramenta possibilita ao mantenedor ter maior controle e autonomia para acompanhar a sua produtividade. Isso ajuda nos indicadores de eficiência e performance.”, completa o mantenedor líder Júlio Peterson.
Na ocasião, foi apresentado também o SAP Asset Manager, ferramenta mobile de mercado, que vai substituir o sistema OptJob Mobile que hoje é utilizado na Malha. A ferramenta está sendo configurada de acordo com a necessidade dos processos de produtividade atuais, preservando suas principais funcionalidades para possibilitar atualizações de versão, mas agregando melhorias. Ao todo, ao longo da implementação do módulo desenvolvido para dentro das Oficinas de Material Rodante e Produção Industrial e do SAP Asset Manager para atender a mobilidade, aproximadamente 2.000 colaboradores passarão a contar com as ferramentas que vão facilitar a interação dos mantenedores com nosso ERP, gerando ganhos de eficiência global no processo e redução de papel.
Expectativa sobre as mudanças e treinamento
Durante a apresentação do time Conecta no workshop, que contou com a participação virtual de outros membros da frente de Manutenção do projeto, para o esclarecimento de dúvidas do público, foram trabalhados também aspectos relativos às expectativas sobre a mudança de sistemas e a implementação do ERP SAP em substituição aos sistemas Oracle. Através de uma dinâmica elaborada pela equipe de Gestão de Mudanças, representada pela analista de Gestão de Mudanças Letícia Ribeiro, buscou-se entender quais eram os principais pensamentos dos colaboradores a partir da informação da mudança de sistema. Depois disso, o tema foi aprofundado com o detalhamento da Curva da Mudança e as fases que já podem ser previstas ao longo de um processo de mudança, seja em um sistema ou em qualquer outra atividade que modifique o estado atual para um estado futuro.
“A experiência foi bem legal, todos puderam externar suas preocupações com o que vem pela frente e realinhar suas expectativas a partir da conversa e da demonstração das soluções que estão em desenvolvimento, e serão testadas em breve”, relata Letícia.
Os participantes puderem ainda conhecer a estratégia definida para o período de treinamentos. Para chegar a um volume grande de usuários finais, estão sendo mapeados multiplicadores que serão treinados ainda na fase de testes integrados para que eles possam apoiar o aprendizado dos demais colaboradores durante o treinamento, previsto para dezembro.
“A equipe que participou do evento e conheceu as ferramentas já vai levar informações importantes e positivas às equipes, tenho certeza, e isso contribui para o momento dos treinamentos porque já conseguimos quebrar o medo e as expectativas iniciais de que a mudança de sistemas poderia trazer mais dificuldades ao trabalho. Ao contrário, conseguimos dar a visão de que estamos dedicados a desenvolver soluções que tragam benefícios reais aos mantenedores”, finaliza Leonardo Vianna.
| Publicado em 26.8.2022