Projeto Conecta: Go Live SAP será nesta segunda-feira

A jornada foi longa, mas agora faltam menos de três dias para o Go Live do Projeto Conecta, momento em que o novo sistema SAP de gestão integrada entrará em operação e será disponibilizado para ser operado pelos colaboradores da MRS.  

Um projeto de grandes proporções como o Conecta coleciona números robustos. Foram meses de preparação, planejamento, testes e desenvolvimento. Apenas na fase de Fundação foram, aproximadamente, mais de 600 dias de trabalho, com mais de 200 pessoas envolvidas diretamente, entre público interno e externo, e incontáveis horas de dedicação.  

Nesta segunda-feira, dia 9, acontece oficialmente a virada de sistemas. O Oracle, sistema que vinha sendo utilizado, foi desligado no dia 30 de dezembro para que, agora, o sistema SAP possa entrar em operação.  

À frente da gestão do projeto Conecta, o gerente geral de Transformação Digital Guilherme Delgado, comenta que a expectativa é bastante alta:

“A expectativa é muito grande depois desses 600 dias da Fundação, segunda fase do projeto. Estamos preparados e trabalhando muito forte para isso, com pessoas super capazes. Sabemos que é uma mudança muito grande, que será difícil essa fase inicial de estabilização, mas, como tudo na vida, sempre há um período de adaptação e, depois, com os benefícios, é possível enxergar que tudo que foi investido valeu a pena. É um misto de expectativa com confiança, de que vai ser um momento histórico e que a gente se preparou muito bem para isso. Vamos precisar de muito apoio dos usuários. Agora, o sistema chega até as áreas e esperamos que as pessoas acolham com paciência. Vai ser muito bom para a MRS, vamos colher muito benefícios quando passar esse período de estabilização, com uma ferramenta muito mais robusta e completa.”

 O que acontece depois do Go Live 

Assim que o novo sistema SAP entrar em operação com o Go Live, é preciso acompanhar como será o seu desempenho e sua utilização por parte das pessoas. Esse período de estabilização do sistema é conhecido como Hypercare e corresponde à fase de sustentação, que dura, aproximadamente, 90 dias.  Aqui acontecem rotinas de implantações ágeis para rápido redirecionamento e melhorias​. 

Essa é uma fase importante e delicada, pois é quando torna-se possível medir e gerenciar, na prática, os incidentes e as dificuldades que, naturalmente, surgem com uma mudança de sistema. 

Durante esse período, a MRS irá contar com um canal de suporte especializado para auxiliar os usuários em questões relacionadas à utilização do sistema SAP Conecta, realizada pela equipe do projeto. O canal oficial de suporte será o Service Desk, o mesmo já utilizado na empresa e o acesso será via telefone 3239- 3900 ou e-mail [email protected] 

Todas as informações sobre o plano suporte estão reunidas na página do Sharepoint do Conecta 

Para marcar este momento, está agendada uma transmissão para toda a empresa, com a participação do presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, segunda-feira, dia 9, às 11h, via Teams. Assista ao convite especial no vídeo abaixo!

Por MRS