Projeto milionário reforça a parceria entre MRS e Arcelormittal
Na última segunda-feira, 14 de agosto, firmamos o “Projeto de operação ferroviária do terminal da Arcelormittal Dias Tavares”, em um evento que reforçou a parceria entre as partes. Durante o evento, representantes-chave das 2 empresas estiveram presentes para a oficializar e celebrar o Projeto, que está em processo de negociação desde 2021.
O Projeto se trata de
celebramos o início da parceria entre MRS e Arcelormittal para o Projeto de operação ferroviária do terminal da Arcelomittal Dias Tavares. Neste dia, representantes da Arcelormittal receberam o time da MRS, para celebrar a parceria, reforçar a importância do projeto para ambas as partes, além de inaugurar a locomotiva. Na ocasião, o Diretor de Operações da MRS, Daniel Dias, fez a entrega das chaves do trem, que será responsável pelo transporte de minério da Arcelor.
Da parte da MRS, estiveram presentes na celebração:
• Luciano Gaudencio – Gerente Geral de Planejamento e Controle manutenção
• Alexandre Fleischhauer – Diretor de Engenharia e Manutenção
• Time de Negócios Alternativos, representado por Diogo Medrado – Gerente de Negócios alternativos e Paola Costa – Analista de PPCM PL
• Daniel Dias – Diretor de Operações e equipe operação de Minas Gerais
• Thiago Moraes – Gerente de Contas Comerciais e Douglas Rettore – Gerente Geral de siderurgia, representando a equipe da comercial
• Matheus Gravel – Gerente Manutenção via Permanente e Sheila Duarte – Coordenadora de Manutenção da Malha, representando o time da malha
Além dos representantes do time Arcelor, de diversas áreas!
Durante a visita a Arcelormital, aproveitaram a oportunidade para apresentar sobre a operação e processos internos da operação, e em seguida, fizemos um tour pela empresa, que foi guiado pelo Diretor Sergio xxxx, com explicação de cada um dos processos que o aço passa, para se tornar solução nas frentes da construção civil, geração de energia, agronegócios, indústria automotiva e eletrodomésticos.
Falando um pouco mais sobre o projeto, ele foi apresentado em 2021 pela MRS, e desde então, os times e equipes envolvidos vem negociando e fazendo ajustes que foram imprescindíveis para fechar o negócio com a Arcelomittal. O contrato fechado gira em torno de R$9 Mi, sem contar o ganho relacionado ao minério. O projeto previu a Operação ferroviária do terminal, e nasceu na Operação de Trens, onde foi desenhada toda a parte técnica e escopo do projeto.
A parceria envolve 3 estágios e responsabilidades à MRS:
1 – Gestão da manutenção de via, no qual faremos toda a gestão técnica e controle do andamento da obra, além do direcionamento das equipes de manutenção em campo;
2 – Fornecimento de materiais de via permanente. Vale ressaltar que os materiais fornecidos são materiais de reemprego, que são oriundos dos grandes projetos da MRS e tem excelente qualidade;
3 – Operação ferroviária do terminal do cliente. Importante reforçar que para essa parte, em especial, a MRS teve a oportunidade de contratar e empregar mais colaboradores e ainda valorizar colaboradores através da promoção.
Para começar a operar, faremos uma manutenção inicial para garantir a segurança da via permanente do terminal, que poderá levar entre 3 e 4 meses (confirmar). Após a manutenção inicial, a manutenção passa a ser feita pela Arcelormittal.
Ganhos importantes do projeto:
O projeto vai tirar 500 caminhões de minério da rodovia, passando essa carga para a ferrovia! Isso vai fazer com que a capacidade do terminal dobre, saindo de 4 trens/mês para 8 trens/mês!
Conforme mencionado acima, o ganho em receita alternativa é de quase 9Mi, e esse valor não envolve o envolve o ganho do minério.
Pegar fala do Medrado para colocar uma aspa aqui!
Pegar aspas do Alexandre (segundo fala no Vídeo feito pelo Stanley)
Pegar aspas do Sergio, diretor da Arcelor (segundo fala no Vídeo feito pelo Stanley)