Projeto Semear Esportes, apoiado pela MRS, usa o futebol para estimular a participação das meninas em suas atividades
O Projeto Semear Esportes é uma das iniciativas apoiadas pela MRS. Com atividades nos municípios de Paraíba do Sul e Itaguaí, no estado do Rio, Juiz de Fora e Carandaí, em Minas Gerais, o Projeto Semear é desenvolvido pelo Instituto Mais Ação e busca estimular a prática esportiva em crianças e adolescentes e, por meio do esporte, trabalhar questões como disciplina, respeito, cidadania e cooperação. O Semear Esportes é destinado a menores com até 17 anos. Uma premissa das atividades é que elas são destinadas a meninos e meninas. No entanto, os responsáveis pelo projeto reconhecem que os esforços para atrair e reter as meninas são maiores.
“Existe uma barreira social que afasta as meninas da prática esportiva. Isso vem mudando, felizmente, e estamos muito atentos a isso. Um dos nossos aliados para chamar a atenção das meninas e tê-las nas atividades é o futebol. As meninas veem o futebol na televisão, gostam do esporte e nós demos a opção. A gente faz torneios, festivais, criamos jogos entre as meninas. Elas se sentem incluídas no processo”, explica o Gerente do projeto, Alexandre Seixas.
Segundo Alexandre, a oferta de aulas de futebol para as garotas foi um sucesso. Ele acredita que isso deve tanto ao fato do futebol ser o esporte com mais evidência no Brasil, como também pelos exemplos de atletas bem-sucedidas – como é o caso de Marta Vieira da Silva, a Marta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
Dados gerais
Atualmente, o Projeto Semear Esportes atende a 519 crianças e adolescentes, sendo 155 meninas, ou seja, cerca de 30% do grupo é formado por elas. A meta é chegar aos 50%. Em algumas das cidades atendidas, essa proporção é mais equilibrada. É o caso de Juiz de Fora, município com uma cultura esportiva já consolidada e onde 40% das crianças e jovens inscritos nas atividades são meninas. A pandemia do novo coronavírus pode ter contribuído para impedir um avanço maior no percentual de meninas envolvidas.
“Em muitas famílias, elas assumem tarefas de casa, cuidam de crianças menores, enquanto os pais estão no trabalho ou em busca de trabalho. Isso é mais uma barreira para a participação delas, nesse contexto da pandemia. Acredito que vamos ter uma presença maior de meninas nas atividades nos próximos meses”, finaliza o Gerente do Projeto Semear, Alexandre Seixas.
Time de vôlei com apoio da MRS
Desde julho de 2021, a MRS patrocina o “Mais Ação Voleibol” (MAV), projeto de alto rendimento que forma times de vôlei feminino em quatro categorias: sub-13, sub-15, sub-16 e sub-18. Os treinos são em espaço no Barreiro, bairro de Belo Horizonte. São 74 meninas se preparando para competir em busca de resultados e vitórias. O MAV disputa o Circuito Mineiro de Vôlei nas categorias Sub-18, 16 e 15 e está se preparando para Taça Paraná de 2021 na categoria sub-18. No MAV, a meta é ter uma alta performance e, dessa forma, a seleção de participantes valoriza aquelas com maior potencial atlético e habilidade.
“A MRS está presente em mais de 100 municípios e em muitos deles é uma das maiores empresas. Temos consciência do nosso papel e buscamos, por meio do apoio aos projetos sociais, esportivos ou culturais, contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. O Projeto Semear Esportes é um excelente exemplo, pois une prática esportiva, educação e cidadania, beneficiando crianças e adolescentes”, diz a gerente geral de Relações Institucionais RJ da MRS, Rosa Cassar.