Projeto USE: equipe vai a campo apresentar ações aos usuários finais
Em breve, os colaboradores da Categoria C irão receber as ordens de serviço via aplicativo no celular e os operadores de escala receberão as demandas de deslocamento via sistema desktop. Esse importante avanço digital só será possível devido ao trabalho desenvolvido no Projeto USE, iniciativa que trará mais autonomia para o dia a dia da Operação, além de mais automação, otimização de tempo e custo, integração entre sistemas e padronização de processos.
Para acompanhar de perto a rotina das equipes impactadas e disseminar as informações sobre o USE, a equipe do projeto foi a campo nos meses de julho e agosto. Na oportunidade, foi possível alinhar o entendimento e esclarecer as dúvidas dos envolvidos nesse importante avanço para a Categoria C e para os operadores de escala.
Durante esse período, o time do USE, formado por colaboradores da Gerência Geral de Planejamento, Circulação e Controle Operacional (PCCO) Talita Nogueira, Kewilley Ramalho, Francisco Ferreira, Ana Carvalho, Marina Mendes, e por Letícia Ribeiro, da Gerência de Gestão de Mudanças e Cultura Organizacional, se dividiu e se organizou para visitar unidades de operação da MRS nos três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ainda dentro da estratégia de disseminação de informações, integrantes do USE participaram, dia 31 de agosto, de um evento na UASP, também para falar sobre o projeto.
Confira a opinião de quem já está aguardando por essa transformação digital:
“A tecnologia chegou em todas as áreas e não poderia ser diferente para a Operação de Trens, área em que os processos estão se modernizando a cada dia. A implementação do projeto USE em nossa operação extinguirá a caderneta de apontamentos, que hoje é algo físico, e contará com outros atributos no dia a dia do maquinista, como qual atividade ele realizará, entre outras. A vinda do time na nossa área de atuação foi de grande importância para esclarecer como funciona o projeto, as expectativas, os frutos que serão colhidos dessa implantação, as economias que teremos e a diferença que isso fará no meio corporativo”
Eduardo Vieira – Maquinista
“Estou muito entusiasmado e otimista com a implementação do projeto USE e seus benefícios dentro da Operação de Trens. A tecnologia vem com muita inovação dentro da MRS e tem grande importância, pois possibilita a otimização e automação de processos, aumento da produtividade, otimização da tomada de decisão diária, melhoria contínua em todas as áreas da empresa, entre outras vantagens. Após a visita do grupo responsável, tive uma visão ainda mais clara do quão inovadora e interessante é essa novidade. Foi uma oportunidade para tirar todas as dúvidas e entender todos os benefícios do projeto USE na empresa e nas nossas rotinas de trabalho”.
Jean Dias – Operador de Escalas
“As expectativas sobre o projeto USE são as melhores, com grandes desafios previstos. Vemos um empenho muito grande de toda a empresa para que projeto se torne um marco nas rotinas de equipagens. As rodadas iniciais vêm sendo bastante importante para nos familiarizarmos com a interface e identificarmos pontos de correção antes da implantação.”
Eder Araújo – Programador de Equipagem
O USE está em fase final e deverá ser implementado em dezembro deste ano. As principais mudanças serão nos processos de geração e reprogramação de escala, alocação de equipagem e recebimento de ordens de serviço.
O projeto possui um canal de dúvidas e informações. Para saber mais e acompanhar as novidades, clique aqui.
Publicado em 01/09/2023