Recuperação do patrimônio: projetos executivos para o pátio de Paranapiacaba

A MRS está patrocinando, por meio da Lei de Incentivo à Cultura,  uma ação de elaboração de estudos técnicos – mapas e textos detalhados – para recuperação do patrimônio material e investigação sobre o potencial para a economia criativa da região da Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP), o que pode gerar recursos para os moradores e mantenedores das riquezas da vila. A empresa Brasil Restauro – Arquitetura e Cultura é a responsável pelo desenvolvimento dos Projetos Executivos, iniciados em janeiro de 2021, com prazo estimado de seis meses para sua conclusão.

Na arquitetura, os projetos executivos são os mapas e textos que detalham as ações técnicas de conservação e restauro necessárias para a recuperação de um imóvel. Por meio de visitas à vila e estudos, a equipe da Brasil Restauro vai coletar informações, preparar plantas, desenhos e cálculos que incluem ainda novos planos de paisagismo para o entorno do Pátio Ferroviário e uma pesquisa fotográfica das edificações, destacando elementos arquitetônicos, ornamentos, estruturas etc. Todo o projeto seguirá as normas técnicas e respeitará as características originais do local para que, no futuro, com precisão, seja feito o restauro do Pátio Ferroviário.

Além da preservação ferroviária, é preciso encontrar um projeto sustentável com participação do município e da comunidade. Para a MRS, esse é o ponto mais importante dos estudos em andamento. Além de desenvolver um plano para a recuperação do Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba, os projetos executivos em desenvolvimento vão indicar caminhos para uma maior integração entre poder público e comunidade para a geração de ideias que possam unir a conservação da memória a projetos de crescimento da região por meio do turismo e da cultura, por exemplo.

“A MRS tem feito muitas ações de restauro nos últimos anos. Nossa preocupação tem sido encontrar destinações adequadas para os espaços restaurados. Formas de congregar o poder público local, as comunidades e entidades, como a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), para a criação de projetos sustentáveis, que gerem renda e trabalho usando o patrimônio histórico recuperado. O estudo em andamento é essencial para que se encontre uma vocação para o Pátio Ferroviário. Há vários exemplos de outras cidades no mundo que foram bem sucedidas em ações assim e isso é o primeiro passo para atrair mais empresas privadas para iniciativas como essa”, explica o gerente geral de Relações Institucionais SP, José Roberto Lourenço.

Com área total de 3.452,13 m²; área construída de 465,86 m² e área urbanística de 2.986,27 m², o Pátio Ferroviário faz parte do patrimônio histórico e ambiental da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2002; Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), desde 1987; e pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa), desde 2003.

 

| Publicado em 1º.4.2021

Por MRS