Restauração ecológica: 20 campos de futebol de floresta plantados nas margens do Rio Paraíba do Sul

Em dezembro de 2024, foi realizado um Plantio às margens do Rio Paraíba do Sul, no município de Paraíba do Sul/RJ, ação relacionada ao Programa de Manejo de Flora, que visa plantar espécies nativas por ano no Bioma Mata Atlântica, como uma forma de compensação ambiental. O projeto recuperou uma área de 200.000 metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol.

Esse compromisso é conduzido pela Gerência de Gestão Ambiental, em cumprimento a uma condicionante da Licença de Operação do IBAMA (LO 988/2010). Para a emissão dessa autorização, são estabelecidas uma série de condicionantes que a MRS deve atender. Entre elas, destaca-se a obrigação de executar o Programa de Manejo de Flora, que, entre outras ações, prevê o plantio de mudas de espécies nativas em áreas específicas nos estados onde a empresa opera.

Foto do Analista Eduardo O. Pacheco no plantio.

O plantio aconteceu em uma área que antes era usada como pastagem, onde fragmentos de floresta já estavam se regenerando. O objetivo foi restaurar a vegetação nativa, criando um corredor ecológico para conectar esses fragmentos isolados. Isso contribuirá para a proteção da biodiversidade local, atraindo fauna e criando um refúgio para várias espécies, além de melhorar os recursos naturais da região.

A área plantada está dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Rainha das Águas, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável que está diretamente relacionada com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população do entorno dessa porção da bacia do Rio Paraíba do Sul. Esse projeto trará benefícios tanto ambientais quanto sociais, ajudando a sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação e da restauração ecológica.

 

Por MRS