Simulação de acidente em Jeceaba: equipes preparadas para pronto-atendimento
Nesta quinta-feira, dia 14, foi promovido, em Jeceaba (MG), um simulado de emergência envolvendo equipes da MRS, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Polícia Militar e da Prefeitura de Jeceaba. O exercício foi feito com o intuito de manter a preparação das equipes para o pronto-atendimento em situações de emergência, possibilitando a identificação de oportunidades de melhorias.
Na simulação, as equipes foram preparadas para situações como vazamento de diesel, veículo desgovernado e atropelamento de colaborador. Práticas deste tipo servem de instrumento para avaliação de como os atendimentos seriam feitos tendo como base o Plano de Atendimento de Emergências desenvolvido pela equipe de Segurança e Meio Ambiente da MRS.
A prática da Simulação de Emergências, seja ela pessoal ou Ambiental, é uma atribuição do Plano de Atendimento à Emergência (PAE). O objetivo da equipe de SMA é observar o tempo de disponibilização dos recursos internos públicos, o atendimento às vítimas e ao Meio Ambiente e os fluxos de comunicação interno e externo. A partir daí, são elaborados planos compartilhados de acordo com os pontos de melhorias observados.
“Para garantir a segurança dos envolvidos e a veracidade dos fatos, envolvemos pessoas-chave com atividades específicas para o bom andamento da simulação. Contamos com pessoas com uma bagagem profissional fantástica, que contribuíram para o bom andamento do treinamento e para a avaliação das oportunidades de melhoria pós-simulação”, explica o coordenador de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho Adão Ueder. “Além disso, tivemos o apoio de nossos colaboradores internos de diversas áreas da empresa no atendimento e a excelência do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que tem uma parceria enorme conosco e busca atuar nas ocorrências como se fosse situação real”, completa.
| Publicado em 15.10.2021