Transformação comportamental e novo referencial estratégico são destaques em evento da UASP
E se a gente fizesse diferente? Foi a partir desta premissa que o time de gestores, especialistas e analistas da UASP se reuniu para fazer um balanço das ações do ano que se encerra e planejar os caminhos que serão percorridos em 2023. O encontro aconteceu em Santos e o espaço escolhido foi um hub de inovação que oferece um ambiente disruptivo e inspirador, além de promover interação entre as pessoas e experiências diferentes no ambiente habitual de trabalho.
“Reuniões de final de ano na UASP sempre foram importantes até a pandemia interromper esta tradição em 2020. Com o avanço da vacinação e o retorno dos encontros presenciais, foi natural pensar em retomar esta prática, desta vez num modelo um pouco diferente. Ao invés de apenas celebrar os resultados do ano que termina, optamos por priorizar o futuro e a transformação comportamental necessária para que nossos profissionais façam frente aos desafios que a Renovação MRS e o novo mercado já exigem, utilizando como plano de fundo os princípios do novo referencial estratégico da companhia. Com mentes abertas, entendo que o público alcançou a reflexão proposta, dando mais um passo no processo de desenvolvimento individual e coletivo do time UASP”, avalia o gerente geral de Operações São Paulo Isaac Santos.
Além da abertura, conduzida pelo gerente geral, a programação contou com momentos destinados ao balanço e retrospectiva das atividades de cada uma das gerências: Pátios e Terminais, com Marcelo Oliveira e Operação de Trens, com Ludmila Ribeiro. Os demais espaços foram abertos a convidados de outras áreas que apresentaram seu trabalho e trouxeram importantes contribuições para o tema escolhido para o evento.
Clique aqui e conheça os princípios do novo Referencial Estratégico da MRS

Na foto, a analista Caroline Monteiro conhece o simulador de ambientes numa plataforma de realidade virtual.
Gisele Ramos, especialista em Gestão da Inovação, recém-chegada à MRS, iniciou os trabalhos falando sobre a abertura ao novo e contou um pouco sobre as suas experiências anteriores na área de inovação.
Na sequência, o gerente geral de Transformação Digital Guilherme Delgado e o gerente de Gestão da Inovação Pedro Oliveira contextualizaram o cenário da transformação tecnológica e digital no mundo e na MRS, e apresentaram a estruturação da área, seu propósito, forma de atuação e frentes de trabalho. Além disso, os gestores abordaram os desafios que já estão no radar para suportar o crescimento da companhia no horizonte dos 34 anos de concessão, garantidos a partir da renovação antecipada. As atividades da manhã foram encerradas por uma experiência de realidade virtual, conduzida pelo time de consultores da Dassault Systemes, empresa parceira da MRS em importantes projetos para a modernização da operação ferroviária e iniciativas pioneiras neste setor no Brasil.
Após o almoço, foi a vez de falar sobre agilidade e gestão de pessoas com o coordenador de Gestão de Mudanças Organizacionais Luiz Maimere. Ele abordou os aspectos ligados às competências e habilidades necessárias para liderar, motivar e engajar pessoas capazes de gerar resultados. Além disso, destacou a importância da atuação dos gestores como desenvolvedores de equipes com autonomia, boa comunicação e ambiente seguro para propor soluções, falhar e corrigir a rota num curto espaço de tempo e exercendo toda a sua potencialidade de contribuição para o sucesso do negócio. Na sequência, as analistas Letícia Ribeiro e Luma Paulino dividiram experiências práticas da atuação em gestão de mudanças, em diferentes projetos ao longo do ano, e a metodologia utilizada para impulsionar o sucesso da mudança apoiando as pessoas, principais interessadas e impactadas por elas.
Por fim, a nova consultora da Diversidade, Juliana Carlos, promoveu uma conversa descontraída sobre os ganhos exponenciais que as pessoas e empresas têm com a diversidade, o papel da liderança em assumir o compromisso, abrir caminhos, ser exemplo, acolher e monitorar intolerâncias e práticas em desacordo com a política da empresa.
Confira a percepção de quem esteve no evento
“O encontro foi muito bacana e de grande valia. As abordagens dos temas Transformação Digital e da metodologia Management 3.0 no nosso ambiente corporativo foram os pontos altos do evento, pois conectaram de forma muito prática os princípios do novo Referencial Estratégico. Tanto a organização quanto os palestrantes estão de parabéns pelo evento”, comenta o especialista ferroviário Júlio Paz.

Da esquerda para a direita: Everton Aires, Caio Cavenaghi, Julio Paz, Marcus Simão.
Letícia Ribeiro, Caroline Monteiro e Luma Paulino.
Ana Carvalho e Ludmila Ribeiro.
“O evento foi maravilhoso! A começar pela escolha do local, que nos transportou para uma atmosfera totalmente inovadora e diferente da rotina no escritório e no campo. Além disso, fomos incentivados a não usar uniforme e crachá, então pudemos nos vestir de forma mais descontraída, leve e confortável. Pode parecer bobeira, mas fugir do clima formal de trabalho permitiu com que nos conectássemos de forma mais profunda uns com os outros. As dinâmicas foram cuidadosamente pensadas para que pudéssemos rever conceitos importantes ao mesmo tempo em que nos divertíamos”, completa a analista ferroviária Rafaela Doro.
“Gostaria de agradecer às pessoas que participaram da organização da experiência. Foi um trabalho a várias mãos que mostra um pouco esse movimento global de mudança e construção conjunta. Aos palestrantes, parceiros, equipe de GMO e aos analistas Amanda Santos, Caroline Monteiro e Felipe Pitta, responsáveis pela organização do evento, o meu muito obrigado!”, finaliza Isaac Santos.