Celebrando um ano de obras na Baixada Santista
Celebrando um ano de obras, a Remodelação da Baixada Santista está promovendo maior confiabilidade e segurança operacional no principal corredor ferroviário de carga da América Latina.
Em linha com nossa agenda estratégica do Novo Contrato e Gestão Regulatória, uma das principais obras protocoladas no caderno de obrigações da renovação da concessão é a Remodelação da Baixada Santista, que visa, até julho de 2026, ampliar a capacidade para suportar cargas de até 32,5 toneladas do volume transportado pelo modal ferroviário até o Porto de Santos, o maior porto da América Latina.
O projeto abrange a remodelação de 98 km de via na Baixada Santista, que inclui a substituição de todos os trilhos do perfil TR-57 pelo perfil TR-68, além da troca de dormentes, fixações e brita. Também estão previstos a substituição de 135 Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).

Vista aérea do Pátio de Areais – IAA e AMV
Confira abaixo alguns marcos importantes do projeto:
- 30/09/2023: Realizou-se a primeira intervenção significativa, com a substituição do Aparelho de Mudança de Via (AMV) 32AS, de bitola mista, localizado no Pátio de Areais em Cubatão/SP. A troca exigiu um intervalo de 12 horas.
- 06/11/2023: Iniciou-se oficialmente a primeira interdição de via, que se estendeu entre novembro e dezembro. Este período foi escolhido por ser favorável para obras na região, devido à entressafra, que proporciona maior disponibilidade de intervalos operacionais e menor impacto sobre o tráfego ferroviário.
- 40 dias para remodelar 16 km de via permanente nas linhas 1 e 2, entre Santos e Cubatão, na margem direita, em trechos duplicados. Essa abordagem de interdição e produtividade é uma novidade para a MRS.
“Superar tamanho desafio, como os 40 dias para remodelar 16 km de via permanente, só foi possível devido a dedicação incansável e a alta capacidade técnica dos profissionais envolvidos, tanto da MRS quanto da empresa contratada e responsável pelos serviços. Todas as escolhas foram feitas baseadas no pilar da segurança, que é primordial para a empresa, com isso um dos diferenciais construtivos que a MRS buscou trazer para aumentar a produtividade da obra foi a utilização de 04 pórticos ferroviários, que mecanizam as atividades manuais, mitigando a exposição dos colaboradores a riscos de acidentes.” – cita Vinicius Nascimento, Gerente de Implantação de Obras e responsável pelo projeto.

Vista aérea dos pórticos na Linha 1 entre Santos e Cubatão
O cronograma de execução é elaborado em sinergia entre as áreas de Operações, Engenharia de Manutenção, Suprimentos e Implantação de Obras, com o objetivo de alcançar altos níveis de produtividade. Esse trabalho em equipe se reflete nos resultados alcançados: já foram remodelados 46% do total de 98 km. Os trechos de Santos e Cubatão, o Pátio de Piaçaguera, e o entre pátios de Piaçaguera e Raiz da Serra já estão concluídos, além de uma parte do trecho do Pátio de Areais. Atualmente, as intervenções estão em andamento no Pátio de Raiz da Serra.
A remodelação é um marco crucial não apenas para a MRS, mas também para o cenário ferroviário brasileiro como um todo, pois garante maior confiabilidade e segurança operacional ao principal corredor ferroviário de carga da América Latina.
“Tenho muito orgulho de atuar neste projeto, no qual, durante sua implantação, temos visto diversos princípios da MRS sendo aplicados na prática. O foco no cumprimento de nossas obrigações com a renovação tem proporcionado a melhoria dos padrões operacionais, por meio de uma via remodelada. Estamos trabalhando com agilidade e abertura à inovação para cumprir os compromissos de entrega dos intervalos com nossos clientes internos. Além disso, estamos desenvolvendo uma equipe nova e altamente motivada, comprometida com a segurança de todos os envolvidos no processo. Esse trabalho é possível graças ao grande apoio de diversas áreas da MRS, com especial agradecimento à Engenharia e à Operação, que sempre se mostram dispostas a colaborar.”– cita Marcelo Modolo, Gerente Geral de Implantação de Empreendimentos

Linhas remodeladas no Pátio de Piaçaguera – IPG