Um final de semana de recompensa para boas ideias
Hospedagem de três dias em um resort na praia, com piscina, quadra de tênis, sala de jogos, spa e muitos outros benefícios. Esse foi o prêmio extra que oito colaboradores responsáveis pelas seis ideias de destaque selecionadas no início do ano pela diretoria foram aproveitar no último final de semana com a família, em Angra dos Reis (RJ). Um dos autores premiados, o inspetor de Operação de Trens Vanderlei Fernandes, destacou que ficou animado a cadastrar novas ideias após a viagem.
“Ter essa oportunidade foi um presente muito bom para todos. É um incentivo a pensar em novas ideias. Participar dessa viagem com a minha esposa foi muito bom, só temos coisas positivas para falar. É recompensador ter o reconhecimento profissional e saber que fazemos parte de um programa que tem tantos benefícios para empresa.”
A analista ferroviária Marcela Keller pensou fora da caixa e também foi premiada com a viagem. A ideia proposta por meio do programa está totalmente alinhada ao objetivo estratégico da empresa, já que é um bom exemplo de solução para manter a segurança operacional, buscando oportunidade de melhorias e melhor relação custo x benefício. Ela propôs, inicialmente, que os colaboradores da área de Eletroeletrônica passassem a utilizar a vestimenta antichamas (NR10) em formato de macacão somente quando houvesse exposição ao risco. Posteriormente, o mesmo estudo foi realizado na Gerência Geral de Manutenção de Locomotivas.
“O foco inicial era dar mais conforto aos colaboradores durante o trabalho. Com o desenvolvimento da ideia, conseguimos reduzir o uso e, por fim, a troca do conjunto pelo macacão. Tudo isso reforça o conceito de segurança eficiente na manutenção, ou seja, mesmo nível de segurança a um custo mais baixo”, explica a ferroviária.

Macacão para ser usado por cima do uniforme
Segundo Marcela, a proposta é que o macacão seja utilizado por cima do uniforme operacional somente quando houver a exposição ao risco de arco voltaico. A solução foi pensada, também, levando em consideração a praticidade e o conforto dos colaboradores ao trocarem de roupa no ambiente ferroviário.
“Com base em relatórios técnicos, observamos que algumas atividades que consomem cerca de 70% da rotina operacional não exigem a utilização do uniforme antichamas. Propusemos, então, que os colaboradores deixassem de usar o mesmo, reduzindo o número de trocas por desgaste e optando por um uniforme operacional mais leve e mais barato.”
Na visão do especialista em Gestão Vladimir Ladeira, criatividade e olhar diferenciado para as atividades têm sido características presentes na rotina de diversos colaboradores que participam do Ideias em Ação.
“O programa tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para situações do cotidiano que nos incomodam. É justamente para que possamos nos desapegar do pensamento de que ‘algo sempre foi assim’. A viagem para os autores das ideias de destaque é o complemento do que temos buscado na fomentação de novas ideias: reconhecer, recompensar e celebrar. O programa é sempre uma ótima oportunidade para valorizar os colaboradores que contribuem com ideias que trazem resultados expressivos para a MRS.”
Participe
Tem uma ideia bacana? Ela é inovadora e propõe soluções ou aperfeiçoa procedimentos? Acesse o portal do Ideias em Ação e cadastre sua ideia. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (32) 3239-9431 ou pelo e-mail [email protected].