CBTC agora em todo o carrossel do minério
A MRS é a primeira ferrovia de carga, no mundo, a implementar em sua malha o sistema CBTC (traduzindo, Controle de Trens Baseado em Comunicação). Este pioneirismo da empresa na busca por segurança já é de conhecimento de todos, a novidade agora é outra. A partir do dia 4 de dezembro, mais uma grande conquista foi atingida pela Companhia. O CBTC foi implementado no estado do Rio de Janeiro e passou, com isso, a abranger todo o trecho de transporte de minério de ferro, uma ação importante, que garante ainda mais segurança aos colaboradores e à carga dos clientes.
“O CBTC é um sistema de controle e monitoramento do movimento dos trens através de uma rede de comunicação interligada com a sinalização no campo. A partir dessa comunicação, os trens trafegam em intervalos menores de tempo em função do monitoramento eletrônico, feito de forma bastante precisa”, explica o especialista Ferroviário Wiler Luz, um dos colaboradores diretamente envolvidos na implantação do sistema na MRS.

Wiler Luz
Entre os ganhos com segurança operacional, o sistema possibilita redução de até 90% no nível de ruído da comunicação estática por voz, devido à implementação do rádio digital, e de até 80% da cobertura por rádios dos pontos de sombra (túneis e trechos entre montanhas), além do aumento de cerca de 20% na confiabilidade de sistemas de sinalização e controle. Viabiliza também a operação remota em situações de emergência, através do CCO de contingência, e elimina as ocorrências de avanço de sinais.
“Em eficiência, nós ganhamos com o aumento da fluidez do tráfego, sem abrir mão da segurança e também com a possibilidade de programação prévia das rotas e de acesso, por parte dos maquinistas, a essas rotas e à condição da sinalização direto da cabine. Os processos de equipagem, de manutenção, de pátios e de clientes são integrados e ainda é possível otimizar o uso dos sistemas de operação, através das informações disponibilizadas on-line”, completa Wiler.
Trabalho em equipe
O processo de implantação do CBTC foi desenvolvido com a participação de diversas áreas da empresa, tornando indispensável o trabalho em equipe, segundo Wiler, que aponta como um dos bons exemplos a instalação da sinalização no pátio de Barra do Piraí (maior entroncamento ferroviário e um pátio estratégico para a logística de circulação de trens tanto do Rio de Janeiro, como de São Paulo e de Minas Gerais).
“O comprometimento das diversas áreas (PCO, Manutenção, Pátios e Terminais, Operação de Trens e CCO) foi especial durante a implantação do CBTC neste pátio. O planejamento e a execução deste pátio nos proporcionou um excelente trabalho em equipe, uma maior integração com as áreas de interface e um resultado altamente positivo, pois conseguimos executar tudo que planejamos, entregando o pátio para operar com a sinalização antes do horário previsto, sem qualquer impacto na produção”.
Benchmarking
A MRS contou com a parceria da Wabtec, empresa americana, que vai implantar nos EUA, no ano que vem, o mesmo sistema CBTC, através de sistema de licença de dados igual ao usado na MRS.
Trecho a trecho
A implantação do sistema foi iniciada em um formato piloto no trecho do P1-07 ao P1-13, em junho de 2013. A partir desta primeira etapa, os outros trechos receberam o sistema, em dezembro do mesmo ano (P1-13 a P2-06), em abril e junho de 2014 (P1-03 a P1-07 e P2-06 a P2-14, respectivamente), e em julho e novembro de 2015 (Pombal a Barra do Piraí e Barra do Piraí a Guaíba, respectivamente).