04.02.2020 às 16:34

MRS investe em projetos para evitar descarte irregular de lixo

Guaratinguetá (SP)

As ações para reduzir o volume de lixo descartado irregularmente na faixa de domínio têm perfil preventivo, buscam criar formas de sensibilizar as populações que vivem próximas à via férrea sobre os riscos que a prática traz. Nessa perspectiva, a MRS promoveu, em 2019, intervenções em regiões onde havia histórico de alto volume de despejo de lixo que visam a oferecer formas adequadas das comunidades descartarem seus resíduos domésticos e, ao mesmo tempo, recuperar área degradadas.

Por MRS
30.01.2020 às 14:41

MRS faz doação de equipamentos médicos à ASCOMCER

Uma breve cerimônia marcou a doação de equipamentos médicos e computadores, feita pela MRS à ASCOMCER (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora). O evento, realizado em 28 de janeiro, contou com a presença de representantes da empresa e funcionários da instituição.

Por MRS
06.01.2020 às 11:35

MRS desenvolve soluções logísticas para polo automotivo do RJ

O estado do Rio de Janeiro possui um polo automotivo, distribuído por municípios do Sul Fluminense, como Porto Real, Resende, Quatis e Itatiaia. Ao longo dessa região, estão instaladas empresas como montadoras, fabricantes de peças e itens diversos para veículos. O Sul Fluminense também é cortado pela malha ferroviária da MRS, o que dá à empresa a oportunidade de se posicionar como uma solução logística eficiente.

Por MRS
03.01.2020 às 19:07

Acompanhe as lives do canal da MRS no YouTube

Em agosto de 2019, o canal da MRS no YouTube lançou mais uma novidade: transmissões ao vivo, com entrevistas e discussões sobre temas relevantes sobre a relação das comunidades com a ferrovia. Três transmissões já foram realizadas. Uma delas mostrou uma apresentação teatral voltada para a conscientização com relação à segurança ferroviária. Depois, a live abordou a importância da prudência e atenção nas passagens em nível e passagens de pedestres. A mais recente transmissão ao vivo tratou do descarte irregular de lixo na ferrovia, um problema que afeta à população e à operação ferroviária.

Fique atento para as próximas transmissões. Inscreva-se no Canal da MRS no YouTube e ative o sininho de notificações para ser avisado sobre as lives.

Por MRS
27.12.2019 às 11:09

Artigo: Não há nada tão bom que não possa melhorar

Por Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais

Há cinco anos o Governo Federal vem conduzindo um complexo e importante processo: a renovação antecipada das concessões de transporte de carga pela ferrovia. O tema é estratégico para o crescimento do país e a MRS Logística é uma das empresas cuja renovação das atividades está em análise pelo órgão regulador – a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) -, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério da Infraestrutura, que é o formulador das políticas públicas para o setor.

Para além dos óbvios interesses da empresa na renovação antecipada, esse processo estimula, de forma inequívoca, o incremento do share deste modal na matriz de transportes brasileira através de investimentos estruturantes, não somente em obras de ganho de capacidade ferroviária, como é o caso da ampliação de pátios, remodelação da via permanente, compra de novos vagões e locomotivas  e construção de terminais intermodais, mas também em melhorias com relação à segurança ferroviária, com obras que eliminarão conflitos urbanos. Construiremos viadutos, passarelas, segregações de linha de carga e de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, além de uma infinidade de obras que garantirão uma melhor convivência entre a ferrovia e os nossos vizinhos: a comunidade.

Tudo isso vai ser possível e está sendo discutido no âmbito da renovação da concessão da MRS. Esse é um instrumento já previsto no nosso contrato de concessão e ganhou ainda mais força com uma legislação específica e novas normas para o setor. A renovação só será possível mediante a contrapartida de investimentos obrigatórios que darão início a um ciclo intenso de evolução da logística do Sudeste brasileiro. Isso significa mais emprego e renda, mais competitividade para a nossa indústria e, de quebra, custos inferiores para o consumidor final.

A concessão original da MRS foi estabelecida em 1996, com duração até 2026. Com a renovação antecipada, esse prazo será estendido por mais 30 anos, seguindo até 2056. Para a companhia, essa ampliação de horizonte é fundamental para permitir que os investimentos possam continuar sendo realizados, produzindo retorno em tempo hábil. O Plano de Negócios, submetido pela MRS, tem investimentos que podem superar R$ 7,5 bilhões, sendo R$ 4,4 bi destinados a projetos de interesse público e o restante a obras de ganho de capacidade para o modal. O portfólio de projetos foi discutido com a sociedade através de audiências públicas, realizadas em 2019, e será avaliado e definido pelo Ministério da Infraestrutura, claro, passando pelo crivo da ANTT e do TCU.

Os investimentos da MRS serão também fundamentais para reaquecer a indústria ferroviária nacional, produzindo efeito econômico em cascata nos três estados em que atua. Serão montantes extremamente expressivos para o próximo ciclo, chegando a R$ 17,7 bilhões por meio dos investimentos para aumento de capacidade (aquisições de novos vagões e locomotivas, por exemplo) e os de sustentabilidade dos ativos (como muitos dos investimentos relacionados à renovação da via férrea).

Nosso Plano de Negócios tem forte ênfase na expansão do que costumamos chamar de Carga Geral. Nessa categoria estão todos os tipos de carga em contêineres, produtos siderúrgicos, insumos para a construção civil, enfim, tudo o que não é commodity mineral. Até aqui, o nosso crescimento neste segmento já foi representativo, hoje a Carga Geral corresponde a 32% de tudo o que transportamos. Com os investimentos da renovação, essa participação tende a superar os 47% ao longo do novo prazo de concessão.

Com o processo de renovação, haverá uma ampla modernização regulatória, isto é, dos mecanismos de controle e aferição da performance do concessionário sob o ótica do Poder Concedente (a União). Estão previstas iniciativas em áreas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico e novos compromissos com a preservação da memória ferroviária, entre outros aspectos aprimorados para esta nova fase da concessão da MRS.

Em seus 23 anos de existência, a MRS conseguiu reverter o delicado quadro que se apresentava, na segunda metade dos anos 1990, para se enquadrar entre as mais produtivas ferrovias de carga do mundo. Logo nos dez primeiros anos após a renovação da concessão, um período curto para a escala ferroviária, já serão sentidos os efeitos ampliados sobre clientes, sobre as economias de estados e municípios onde a MRS está presente e sobre a indústria ferroviária.

Foi uma longa caminhada até aqui, sustentada pelo trabalho dos ferroviários, investimentos constantes e muita inovação. Mudando um pouco o ditado popular, nada é tão bom que não possa melhorar. Estamos em busca de um novo começo, uma nova jornada em direção à ferrovia do futuro. #mrs2056

Por MRS